Unicentro estreita relações com instituto colombiano

0
54

Unicentro estreita relações com instituto colombianoPublicado 7 de dezembro de 2015 | Por gciquelero

Nos últimos anos, a Unicentro vem estabelecendo esforços de aproximação com instituições internacionais e mais um passo importante foi dado neste sentido. A professora do curso de Letras Espanhol do campus Irati, Édina Aparecida da Silva, está participando de um curso que abre portas para a aproximação com a Colômbia. Além disso, a Unicentro recebeu recentemente a visita do professor Juan Espinosa, do Instituto Caro y Cuervo, também da Colômbia.

O chefe do Escritório de Relações Internacionais (ERI), do campus Irati, Oséias de Oliveira explica que o Instituto Caro y Cuervo é um dos mais importantes da Colômbia. “É uma instituição voltada para a pesquisa e para a reflexão sobre as questões da língua. A participação da professora Édina no curso implica a inserção institucional junto a este Instituto, e com a visita do professor Juan Espinosa, isso torna a aproximação muito mais evidente e concreta. É um curso de capacitação que aproxima as instituições”, complementa Oliveira.

Édina está participando do Programa Virtual de Formação para Professores Brasileiros de Espanhol. O curso é uma iniciativa do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras, com o Instituto Caro y Cuervo e a Embaixada da Colômbia no Brasil. As três instituições têm o propósito de promover a cultura colombiana no ensino superior brasileiro. A professora conta que o curso é dividido em módulos que trabalham diferentes aspectos que envolvem a prática docente.

“Dentro desses cinco módulos, além das disciplinas de Gramática da Língua Espanhola, Espanhol pelo Mundo, Fonética e Fonologia do Espanhol, Didática da Língua Espanhola, tem a de Cultura Colombiana. Pelo que estou percebendo no decorrer do curso o estudo da cultura não vai ocorrer de uma forma isolada, porque desde os primeiros tópicos estamos percebendo a cultura colombiana, sendo desta forma um trabalho voltado para esta integração”, conta a professora.

Segundo Édina, por se tratar de um curso virtual, o programa estimula e orienta a prática de pesquisa. Outra contribuição, é que o curso oferece diretrizes que proporcionam uma reflexão mais crítica da sua prática enquanto docente. “Além da contribuição teórica na área do Espanhol que é muito grande, há a troca de experiências e visões com outros professores que integram o curso. E o que não é menos importante, é esse panorama cultural que o curso oferece, com o foco na Colômbia e em toda diversidade que a língua espanhola tem”, observa.

Convênio

O chefe do ERI de Irati acrescenta que a Unicentro e o Instituto Caro y Cuervo podem estabelecer uma parceria. O professor Juan Espinosa após a visita ao campus, levou a minuta de um convênio para ser analisada pelo setor de Relações Internacionais e Jurídico do Instituto. “Nós estamos trabalhando na efetivação do convênio específico com esse instituto, mas ainda que ele esteja em tramitação, as vinculações dos docentes já são efetivas. A presença do professor aqui e o convite para que outros docentes vão para lá no próximo ano, torna a relação entre as duas instituições mais próximas”, destaca Oliveira.

Fonte: Unicentro – Coorc

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome