Programa Entredocentes é apresentado para professores do campus Irati

0
97

Programa Entredocentes é apresentado para professores do campus IratiPublicado 23 de novembro de 2015 | Por coorc O programa começar a funcionar no campus de Irati em fevereiro de 2016.

O programa começar a funcionar no campus de Irati em fevereiro de 2016.

Melhorar a qualidade do ensino é uma preocupação constante para a Unicentro. Por isso, a universidade criou o Entredocentes, que é o Programa Institucional de Formação de Professores. Voltado, em especial, para quem está ingressando na carreira acadêmica, o programa foi apresentado em Irati na quarta-feira (18). O Entredocentes já está em atividade nos campi de Guarapuava e, em fevereiro de 2016 começa a funcionar também no campus de Irati.

A coordenadora do Entredocentes, professora Wanda Pacheco dos Santos explica que o Entredocentes foi motivado por uma pesquisa desenvolvida por ela nos anos de 2013 e 2014. Durante o trabalho, foram ouvidos professores efetivos em estágio probatório, ou seja, nos três primeiros anos de atividade na instituição. O levantamento mostrou quais eram as maiores dificuldades encontradas no início da carreira. Os resultados foram apresentados numa posse de professores no início do ano passado em Guarapuava e em Irati.

“No momento da apresentação dos resultados nós tivemos o comprometimento da Reitoria na criação de um grupo que desse apoio a esse docente iniciante. Inclusive, essa era uma sugestão que os professores apontaram na pesquisa, que se criasse um grupo que pudesse dar essa assessoria pedagógica no início da carreira. Então, a partir da criação do grupo é que surgiu o programa Entredocentes, vinculado a Pró-Reitoria de Ensino”, afirma Wanda.

Além de Wanda na coordenação, fazem parte dele o professor Márcio Bernardim, do Departamento de Administração de Guarapuava, e a professora Laurete Ruaro, do Departamento de Pedagogia de Guarapuava. Bernardim está a frente do projeto Integração: Conhecendo a Unicentro, que já está sendo desenvolvido em Guarapuava através de oficinas.

“Nós estamos trabalhando com encontros quinzenais aos sábados. Nas oficinas as Pró-Reitorias e Coordenadorias apresentam o funcionamento do setor. Os professores têm bastante dúvidas e perguntam sobre o funcionamento da universidade. Tem sido muito interessante a participação efetiva do grupo de professores em Guarapuava. Temos muita expectativa de que o programa realmente dê certo aqui em Irati também. Nós temos atualmente 19 professores em estágio probatório aqui no campus, dos diversos cursos e que foram convidados a participar”, destaca a professora.

Outro projeto que integra o Entredocentes é o Recursos Digitais, coordenado pela professora Laurete Ruaro. Nele, será trabalhada a Tecnologia da Educação, ou seja, como o professor universitário pode utilizar melhor a tecnologia como apoio no trabalho que é desenvolvido na sala de aula.

“Além do projeto Integração e do Recursos Digitais, nós vamos ter um momento de Formação Pedagógica, que vai trabalhar realmente com as questões pedagógicas de sala de aula, didática, metodologias, práticas de ensino, discutir sobre a questão da formação do professor universitário. Ele já está em andamento, provavelmente vamos conseguir aprová-lo até o final desse ano para ter início em 2016”, complementa Wanda.

Fonte: Unicentro – Coorc

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome