Alunos de Engenharia Ambiental entregam relatório para Prefeitura de Irati

0
149

Acadêmicos entregam relatório ao prefeito de Irati (Foto: Marina Lukavy)

Acadêmicos entregam relatório ao prefeito de Irati (Foto: Marina Lukavy)

Acadêmicos do quinto ano de Engenharia Ambiental entregaram ao prefeito de Irati, Odilon Burgath, um relatório apontando os problemas urbanos da cidade. A atividade foi desenvolvida na disciplina de Planejamento Urbano e Regional ministrada, no semestre passado, pela professora Viviane Fernandes de Souza.
O principal objetivo do trabalho é que os alunos tivessem contato com a realidade local e com o Poder Executivo. “É importante que o trabalho não fique só no papel, mas que eles possam ter esse convívio com a realidade, não só a teoria, mas a prática. E foi um momento muito produtivo, uma troca boa, espero que os alunos tenham aproveitado bastante porque eles tiveram a oportunidade de apresentar alguns problemas que foram levantados diretamente para o prefeito”, ressaltou Viviane.
O trabalho desenvolvido pelos alunos consistiu num levantamento presencial em diversos pontos da região urbana de Irati. Viviane explica que o trabalho foi feito em grupos e que o processo incluiu a confecção de fotografias, discussão em sala de aula e troca de ideias entre os grupos. Ao final, cada um elaborou um relatório e depois a turma inteira reuniu as informações, formando o documento que foi entregue para Odilon Burgath.
“No relatório foram sugeridas algumas possíveis soluções e, em conversa com o prefeito, ele nos apresentou as possibilidades que já existem, projetos de alguns pontos que foram levantados e também o que é possível realizar, porque sabemos que existe o fator financeiro”, complementou a professora.
Para o prefeito, é importante o desenvolvimento deste tipo de atividade pela universidade. Odilon afirma que a apresentação dos problemas e possíveis soluções gerou um debate muito produtivo e que o material será levado para as pastas competentes. “Fico muito satisfeito em poder apresentar aquilo que a Prefeitura tem desenvolvido para atender estas sugestões, as obras em andamento, o que já contempla o nosso Plano Diretor e o Plano de Mobilidade Urbana. Poderemos checar se está condizente com as sugestões ou não, e ainda de fazer as devidas alterações. Foi um grande exercício de cidadania, de respeito e de amor pela nossa cidade. Todos esses jovens, sejam de Irati ou não, estão preocupados com a cidade onde vivem. Eu, como gestor público, só tenho a agradecer, foi um prazer fazer esse debate, receber o documento e tudo isso vem para bem do Município e da gestão pública”, salientou Odilon.
O vice-diretor do Campus Irati, Erivelton Fontana de Laat, também participou da entrega do relatório à Prefeitura. Erivelton destacou que a conversa com o prefeito possibilitou aos alunos uma aula da realidade técnica versus a realidade operacional que municípios, estados, país, ou qualquer órgão público passa. “O importante desta parceria é a devolutiva dos alunos junto a Prefeitura. Para nós, é muito importante, enquanto formadores desses futuros engenheiros ambientais, fazer com que compreendam uma situação que é a parte técnica e oposição com a realidade social do município. São verdades que se chocam nesse momento, mas que são interessantes no caso dos nossos acadêmicos no aspecto da formação deles”.

Fonte: Coorc Unicentro

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome