Suíça quer harmonizar ensino de línguas nas escolas

0
45

A medida visa acabar com uma querela entre as quatro regiões linguísticas do país e a influência cada vez maior do inglês como língua federativa.

Aula de francês em uma escola de Zurique, na região de língua alemã. (Keystone)

Aula de francês em uma escola de Zurique, na região de língua alemã.

(Keystone)

O ministro do Interior, Alain Berset, apresentou três opções para quebrar o impasse, argumentando que uma política comum é fundamental para fortalecer a identidade de um país multilíngue.

As opções, levadas a consulta entre cantões, partidos e outras organizações, vão desde orientações gerais a regras detalhadas sobre as línguas ensinadas e em que idade o aprendizado deve começar.

Tentando antecipar-se às críticas, Berset ressaltou que a medida obedece a Constituição do país, que concede ao governo federal o direito de impor sua política se os cantões não conseguem chegar a uma posição comum.

"É um sinal claro para que os cantões assumam suas responsabilidades e implementem a estratégia adotada mais de dez anos atrás para harmonizar o programa de ensino das línguas nacionais", disse o ministro em uma entrevista coletiva na quarta-feira, 6 de julho.

Em resposta, os secretários de educação dos cantões advertiram contra qualquer tentativa de minar a autonomia cantonal. Para eles, é necessário agora paciência, respeito e um debate objetivo sobre a questão.

Os opositores acham que os alunos estão sobrecarregados com várias línguas diferentes em uma idade precoce. Outros grupos querem dar prioridade ao inglês como primeira língua estrangeira – em detrimento das línguas nacionais.

Aprendendo idiomas

Porquê as crianças menores de 12 anos aprendem mais rápido


Em vários cantões de língua alemã há campanhas para parar o ensino de duas línguas estrangeiras no ensino fundamental. O argumento é que ele é …

Sociedade

swissinfo.ch em português


Adaptação: Ferando Hirschy,
swissinfo.ch

Fonte: Rádio Swiss Info

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome