Portugueses festejam por toda a Suíça

0
144

O relógio marcou exatamente 123 minutos quando o juiz apitou ontem o final da Eurocopa 2016 e a vitória de Portugal contra a anfitriã França por 1 a 0. A festa na Suíça então começou…

Jogadores comemoram a vitória da seleção portuguesa na Eurocopa logo depois do apito final no Stade de France, em 10 de julho de 2016.  (Keystone)

Jogadores comemoram a vitória da seleção portuguesa na Eurocopa logo depois do apito final no Stade de France, em 10 de julho de 2016.

(Keystone)

No Stade de France os jogadores choraram de emoção e os torcedores vibraram com a primeira conquista da seleção portuguesa de sua história. O país já havia sido vice-campeão da Eurocopa em 2004, quando, em casa, perdeu para a Grécia na final.

Em toda a Suíça imigrantes portugueses saíram às ruas para comemorar a vitória. Na Langstrasse, conhecida rua de Zurique, chegou a ser bloqueada pela polícia para que milhares de pessoas festejassem com fogos de artifício, música e bandeiras vermelhas e verdes, as cores nacionais de Portugal. Em Neuchâtel centenas de torcedores assistiram ao jogo no estádio la Maladière e depois festejaram por toda a cidade em cortejos de veículos. O Carrefour de Rive, em Genebra, foi tomado por uma multidão ruidosa e alegre. Não só nos espaços urbanos, mas também nos vilarejos no campo haviam manifestações.

Os jornais suíços notaram a presença portuguesa no país em artigos e fotos. Não é por nada: os portugueses são a terceira maior comunidade estrangeira do país. Segundo a Secretaria Federal de Estatísticas (BFS, na sigla em alemão), 268.067 portugueses viviam na Suíça até o final de 2015, o que corresponde a 13,1% da população estrangeira. A imigração tem sido constante nos últimos cinco anos a uma média de 12 mil novos imigrantes a cada ano.

Imigrantes portugueses festejam em toda a Suíça

Berna

Berna

Lausanne

Lausanne

Zurique

Zurique

Lausanne

Lausanne

Berna

Berna

Genebra

Genebra

class="op-slideshow">

A noite de domingo (10.07) foi curta par imigrantes portugueses que vivem na Suíça.

Logo após o final da partida em que Portugal se sagrou campeão da Eurocopa de 2016 ao vencer da França por 1 a 0, milhares de pessoas saíram às ruas nas cidades e vilarejos do país. Aqui selecionamos algumas imagens.

(Fotos: Keystone)

Segundo um estudo da Secretaria Federal de Imigração (BFM), a imigração portuguesa à Suíça começou só nos anos 1980 a partir de uma convenção administrativa assinada entre os dois países. Hoje a comunidade portuguesa é formada por uma população jovem, concentrada em sua grande parte nos cantões de lingua francesa. Porém cantões como os Grisões e o Valais, com sua forte atividade turísticas, também concentra fortes comunidades.

Em alguns locais da Suíça a comunidade portuguesa é tão grande que chega a ser quase metade da população. Uma delas é Täsch, no cantão do Valais, onde vivem 1.200 pessoas, das quais pouco mais de 600 vêm de Portugal. Em 2010 a swissinfo.ch publicou um perfil dessa localidade para abordar questões como a integração e a importância econômica e social de estrangeiros.

Até hoje, os portugueses são vistos como uma contribuição importante à vida de Täsch. "Ao contrário do passado, eles não vêm mais para trabalhar por uma estação, mas permanecem realmente no munício, compram casas e abrem negócios", declara Mario Fuchs, presidente do conselho comunal, uma espécie de prefeito. Porém considera que a integração ainda leva algum tempo. "Existe uma aceitação e respeito mútuo entre os portugueses e os habitantes locais, mas ainda podemos melhorar em alguns aspectos como o aprendizado do idioma e nos contatos sociais".


 (swissinfo.ch)

O vilarejo suíço em que se fala português

Por Alexander Thoele


Em um pequeno vilarejo nas proximidades do famoso resort de esqui de Zermatt há mais estrangeiros do que suíços, a grande maioria …

6

Sociedade

Outra língua: 1

swissinfo.ch em português

Assine a newsletter da swissinfo.ch e receba diretamente os nossos melhores artigos.

Endereço e-mailFonte: Rádio Swiss Info

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome