Médicos suíços separam gêmeas siamesas

0
43

As irmãs, quatro horas antes da operação em Berna.  (Keystone)

As irmãs, quatro horas antes da operação em Berna.

(Keystone)

Pela primeira vez no mundo, bebês ligados pelo abdome com apenas oito dias foram separados por médicos de Berna e Genebra.

É a primeira vez na Suíça e mesmo mundial, “uma sensação no plano médico”, como anunciaram os hospitais universitários de Berna e Genebra. Oito dias depois de terem nascido, as gêmeas siamesas foram separadas com sucesso no Hospital de Berna. Jamais uma operação desse tipo tinha sido feita com bebês tão jovens. Para isso, duas equipes médias altamente especializadas em cirurgia pediátrica, de Berna e Genebra, trabalharam juntas.

Antes... (Inselspital)

Antes…

(Inselspital)

Graves problemas

Os bebês nasceram oito semanas antes do prazo e foram cuidadas por uma equipe de especialistas em pediatria e neonatologia. As gêmeas siamesas pesavam somente 2,2 quilos as duas. Elas tinham graves problemas. Uma recebia sangue demais e a outra tinha a pressão muito alta. A vida delas estava por um fio.

Enquanto geralmente se espera que siameses tenha de 3 a 6 meses para tentar uma separação, a equipe médica decide, com o acordo dos pais, tentar uma operação urgente a um pouco mais de uma semana do nascimento

... e depois. (Keystone)

… e depois.

(Keystone)

Intervenção arriscada

A equipe de especialistas de Genebra em cirurgia hepática pediátrica composta de Barbara Wildhaber e de Jim Wilde acompanha a situação desde outubro. Ela foi convocada de urgência a Berna em 10 de dezembro, O cirurgião em cardiologia pediátrica de Berma, Alexander Kadner também participa da operação. Muito arriscada, a operação dura cinco horas.

“A operação só deu certo graças ao trabalho de equipe perfeito entre médicos e enfermeiras”, sublinha o médico-chefe Steffen Berger. “Estamos contentes que as crianças e os pais estejam em boa saúde e felizes”.

As gêmeas separadas, cujas paredes abdominais puderam ser integralmente fechadas pouco a pouco em outras operações, repousam do serviço intensivo pediátrico, onde a saúde delas constantemente observada. Por enquanto, as duas irmãs de desenvolvem bem.

Cirurgia inovadora

Médico dá detalhes da separação de gêmeas siamesas


O chefe de cirurgia pediátrica do hospital universitário Inselspital, de Berna, explica como sua equipe separou duas irmãs siamesas de oito dias …

Sociedade

Saúde

Outras línguas: 3


Adaptação: Claudinê Gonçalves,
swissinfo.ch com agências

Fonte: Swiss Info

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome