UE/IMIGRAçãO/ÁUSTRIA : Áustria vai construir barreira na fronteira com a Eslovênia

0
89

UE/Imigração/Áustria –

Artigo publicado em 13 de Novembro de 2015 –
Atualizado em 13 de Novembro de 2015

Áustria vai construir barreira na fronteira com a Eslovênia

Migrantes esperam na fronteira com a Áustria para entrar no país.Migrantes esperam na fronteira com a Áustria para entrar no país. REUTERS/Michaela Rehle

RFI

O governo da Áustria anunciou nesta sexta-feira vai construir uma barreira de 3,7 km de extensão em sua fronteira com a Eslovênia para reforçar o controle da passagem de migrantes. A ministra austríaca do Interior, Johanna Mikl-Leitner, afirmou que a União Europeia foi informada desta medida, inédita entre dois países da zona Schengen de livre circulação.

De acordo com o diretor da Segurança Pública da Áustria, Konrad Kogler, o objetivo é melhorar a gestão do fluxo de migrantes, que usam a fronteira com a Eslovênia como principal porta de entrada no país. O representante de Viena informou que o governo também está preparando medida para uma possível ampliação da barreira, de 2,2 metros de altura, que poderia chega a 25km de extensão, caso a primeira etapa não seja suficiente.

As negociações foram longas para que a coalizão do governo austríaco chegasse a um acordo sobre o projeto. O ministro austríaco de Interior, Josef Ostermayer, explicou durante uma entrevista coletiva que “trata-se apenas de uma barreira para marcar claramente a fronteira, e não de um fechamento”.

A construção vai começar em duas semanas no posto fronteiriço de Spielfeld, no sul do país. A controle na fronteira da Áustria com a Eslovênia, tem 300 km de extensão, também será reforçado por meio de um aumento de patrulhas de polícia e a construção de um corredor no território esloveno para canalizar os migrantes até o porto fronteiriço.

O anúncio de Viena é feita alguns após o governo esloveno ter instalado uma cerca de arame farpado em sua fronteira com a Croácia.

Alemanha prolonga reforço nas fronteiras

A Alemanha decidiu prolongar até a metade de fevereiro os controles de fronteira por causa da crise migratória, informou nesta sexta-feira o ministério do Interior. A medida entrará em vigor neste sábado.

Até agora, Berlim, que reintroduziu esses controles em meados de setembro, vinha seguindo um procedimento previsto pelos acordos de Schengen de livre circulação. Mas desta vez, a Alemanha se apoia em outros procedimentos de exceção, que permitem colocar entre parêntesis as normas de livre circulação por um período de até dois anos.

Fonte: Rádio França Internacional

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome