Israel evacua 50 mil pessoas devido a incêndios no norte do país

0
46

Israel evacua 50 mil pessoas devido a incêndios no norte do país

Por

RFI

mediaDezenas de milhares de pessoas foram evacuadas nesta quinta-feira (24) em Haifa e arredores, no norte de Israel, devido a incêndios florestais.
REUTERS/Baz Ratner

Cinquenta mil pessoas foram evacuadas nesta quinta-feira (24) em Haifa, a terceira maior cidade de Israel, devido a incêndios florestais que já duram três dias, segundo a polícia local. O número inclui os residentes evacuados de suas casas, mas também de instituições públicas, como escolas e universidades.

Os incêndios, alimentados pela seca excepcional e pelo forte vento vindo do leste também estão ameaçando outras regiões, como a Cisjordânia ocupada. As chamas alcançaram na tarde desta quinta-feira os distritos centrais de Haifa e o norte de Israel, onde moram cerca de 300 mil pessoas.

Escolas e universidades estão sendo evacuadas e autoridades penitenciárias estão se preparando para transferir detentos de duas prisões, e pacientes de hospitais geriátricos da região foram realocados em outros centros de assistência pública.

O prefeito de Haifa, Yona Yahav, disse estar muito preocupado com a cidade. "Todos os bairros ficam dentro de florestas", afirmou em entrevista para uma TV israelense. "Há quatro grandes incêndios acontecendo no momento", finalizou.

Autoridades israelenses afirmaram não haver feridos e informaram que a origem do incêndio ainda é desconhecida, mas suspeitam de um incêndio criminoso com motivações políticas.

As chamas, de vários metros de altura, destruíram a vegetação nos arredores e ameaçam os imóveis de vários bairros da periferia de Haifa, habitada por judeus e árabes.

Fonte: Rádio França Internacional

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome