França sofre mas vence Romênia na estreia da Eurocopa

0
61
  • Tweeter

França

Eurocopa

Futebol

Romênia

França sofre mas vence Romênia na estreia da Eurocopa

Por

Elcio Ramalho

mediaJogadores da seleção francesa celebram um dos gols contra a Romênia na abertura da Eurocopa.
REUTERS/Christian Hartmann Livepic

Com um golaço de Payet no final da partida, a seleção francesa estreou na Euro 2016 com vitória de 2 a 1 sobre a Romênia no Stade de France na noite deste sábado (10), no jogo de abertura da competição. O resultado deixa a equipe na liderança provisória do grupo A, que tem ainda Suíça e Albânia.

Do Stade de France, em Saint Denis,

Tudo foi concebido para ser uma entrada festiva e vitoriosa da anfitriã na Eurocopa. Foram meses de preparativos para um evento cercado de muita preocupação pelos riscos relacionados à segurança e também de muita expectativa para ver a equipe de Didier Deschamps sinalizar se é de fato uma das favoritas para erguer o troféu na final do dia 10 de julho no mesmo estádio.

Os torcedores que coloriram a maior parte dos 80 mil lugares do Stade de France com as cores azul, branca e vermelha empurraram os "Bleus" até o final, e foram recompensados com um belo chute de fora da área do atacante Payet, a dois minutos do final do tempo regulamentar. A vitória apertada e no sufoco mostra que o time de Didier Deschamps não correspondeu exatamente como deveria no gramado e teve dificuldades para superar uma equipe que jogou sem complexos e disposta a estragar a festa da anfitriã.

Dimitri Payet (à dir.) comemora seu gol junto com o atacante Giroud.

O esquema defensivo e com contra-ataques rápidos do técnico romeno Anghei Iordanescu funcionou desde o começo. Aos três minutos, o atacante Stancu assustou, mesmo desequilibrado, com um chute de dentro da área, obrigando o goleiro Hugo Lloris a salvar com uma bela defesa.

Aos 10, o troco francês. Giroud cabeceou após um cruzamento de Payet, mas para fora. Três minutos depois, em rápida jogada pela direita, o zagueiro Chiricheş afastou mal, Griezmann aproveitou a bola livre e cabeceou na trave. O atacante do francês teve outra oportunidade também em lance pela direita. Payet cruzou forte e rasteiro, mas o número 7 chutou à esquerda do goleiro Tătăruşanu. O jogo entrou num ritmo mais lento e os os dois times foram para o vestiário sem balançar as redes.

As maiores emoções da partida foram reservadas para a etapa final. Assim como no início do jogo, foi do ataque romeno a primeira oportunidade de abrir o placar, novamente com Stancu. Em uma falha de marcação da defesa, o atacante dominou sozinho na área, mas concluiu mal, para fora. O lance acordou a torcida amarela nas arquibancadas e também os adversários franceses que reagiram logo e levaram perigo com Giroud, que tentou surpreender o goleiro romeno com um chute rasteiro entre os zeagueiros.

Aos 11, enfim, o atacante francês desencantou, aproveitando um cruzamento de Payet e a falha do goleiro na saída para deixar os "Bleus" na frente. Mas o alívio da torcida durou pouco e, aos 20 minutos, Stancu empatou na cobrança de um pênalti cometido por Evra em Stanciu.

Com o placar igual, as duas equipes abriram o jogo para correr atrás da vitória. Depois de já ter substituído Griezmann por Coman, Didier Deschampos foi para o tudo ou nada e a menos de 15 minutos do término da partida, sacou o meio campista Pogba para entrada de mais um atacante, Martial, para tentar dar mais ofensividade à equipe.

Mas foi Payet, um dos destaques da França em campo, que em uma jogada individual e um chute certeiro de fora da área, colocou a seleção francesa no caminho da esperada vitória na estreia.

O próximo compromisso da França será no dia 15 de junho contra a Albânia no estádio Velodrome de Marselha. Já a Romênia enfrenta a Suíça no Parc dos Princes, em Paris.

Com o resultado a França amplia sua sequência de vitórias sobre a Romênia. Antes do duelo destae sábado, os dois times tinham se enfrentado 16 vezes em diversas competições, sendo oito vitórias para o time francês e apenas três derrotas. Na Eurocopa, as duas seleções se enfrentaram apenas duas vezes : vitória dos "Bleus" em 1996 (1-0) e empate sem gols em 2008.

Um jardim "francês" foi montado no gramado do Stade de France para o show de abertura da Eurocopa.
REUTERS/Pawel Kopczynski

Show de abertura

Antes do jogo entre França e Romênia, uma cerimônia de abertura foi realizada no Stade de France. O espetáculo trouxe para um cenário imitando um jardim à la francesa bailarinas que abriram o show com a tradicional dança “can can”, seguida de um clássico da canção francesa na voz de Edith Piaf. Na sequência, no centro do gramado, apareceu o DJ David Guetta, autor da música tema da Euro 2016.

Medidas de segurança

Diante do estado de emergência em vigor na França desde os atentados de novembro em Paris, o dispositivo de segurança para a Eurocopa é excepcional como ficou claramente demonstrado desde o jogo de abertura. Os torcedores que compareceram ao Stade de France passaram por pelo menos quatro barreiras de policiais e agentes para se aproximar do estádio.

O esquema de segurança em um amplo perímetro nos arredores do estádo incluiu cães farejadores de explosivos nas entradas de veículos para o estacionamento e cães especializados para detectar sinalizadores e produtos pirotécnicos nos diferentes acessos para a torcida.

Torcedores romenos são revistados por seguranda e cão farejador de produtos pirotécnicos.
Foto: Elcio Ramalho/RFI

Apesar da escolha aleatória, os torcedores revistados ouviso pela RFI Brasil não se incomodaram com a revista rigorosa. Muitos deles disseram ter se sentido muito mais seguros com a presença ostensiva de militares, policiais e agentes de segurança no local.

  • Tweeter

Fonte: Rádio França Internacional

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome