Evo Morales perdeu referendo para nova reeleição, diz mídia da Bolívia

0
35
  • Tweeter

Bolívia

Referendo

Evo Morales

Campanha

Evo Morales perdeu referendo para nova reeleição, diz mídia da Bolívia

mediaO presidente da Bolívia, Evo Morales (à esq.), em uma cabine de votação.
FP/AFP

O presidente da Bolívia, Evo Morales, provavelmente não poderá disputar um quarto mandato presidencial. Segundo projeções divulgadas por canais de TV, os bolivianos disseram "Não" ao projeto de reforma constitucional, submetido a referendo neste domingo (21), que permitiria a Morales disputar uma terceira reeleição e ficar no poder até 2025.

A emissora ATB deu a vitória ao 'Não' por 52,3% dos votos, contra 51% registrados pela concorrente, Unitel. O 'Sim' teria obtido 47,7% segundo a ATB e 49% de acordo com a Unitel.

Se os resultados extraoficiais se confirmarem, esta seria a primeira e mais séria derrota eleitoral direta do presidente boliviano, há dez anos no poder. Isto o obrigaria a passar a faixa presidencial no início de 2020, quando finalizar seu terceiro mandato.

O governador de oposição Rubén Costas e o ex-candidato presidencial Samuel Doria Medina, derrotado duas vezes por Morales, festejaram o resultado da consulta. Mas o vice-presidente Álvaro García afirmou que ainda é preciso aguardar a conclusão da apuração em regiões remotas do país, onde Morales é popular, e também dos eleitores no exterior. Garcia estimou “altamente provável que os números mudem de maneira radical”, durante a entrevista coletiva concedida em La Paz.

Os resultados oficiais são divulgados a conta-gotas. Na segunda-feira pela manhã, o site do organismo oficial OEP anunciou que 27% dos votos haviam sido apurados e o “Não” estava na frente com 63,51% dos votos contra 36,49% para o “Sim”. Os dados definitivos oficiais deverão ser divulgados “nos próximos dias”.

Perda de popularidade na reta final

Morales perdeu popularidade no final da campanha, após a revelação do suposto tráfico de influência em favor de sua ex-companheira, Gabriela Zapata.

Alta executiva da empresa chinesa CAMC, Gabriela teria obtido contratos com o Estado no valor de US$ 576 milhões. A Controladoria e o Congresso investigam as denúncias.

  • Tweeter

Fonte: Rádio França Internacional

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome