Dois meses depois, Bob Dylan agradece seu prêmio Nobel

0
39

Dois meses depois, Bob Dylan agradece seu prêmio Nobel

Por

RFI

mediaBob Dylan, primeiro cantor e compositor a ser agraciado com o prêmio Nobel de Literatura
REUTERS/Robert Galbraith/File Photo

O cantor e compositor americano Bob Dylan, que ganhou o Prêmio Nobel de Literatura deste ano, por criar "novas expressões poéticas dentro da grande tradição da canção norte-americana", enviou um discurso de agradecimento à Academia sueca.

Dylan finalmente aceitou e agradeceu o prêmio Nobel. O compositor enviou um discurso de agradecimento para ser lido em conjunto com o resto dos vencedores no banquete da cerimônia de entrega do prêmio, na sexta-feira (10) em Estocolmo, segundo informou nesta segunda-feira (5) a Fundação Nobel.

Dylan já tinha comunicado que não participaria da cerimônia de premiação nem da conferência de aceitação, amanhã (6), citando "compromissos prévios".

Patti Smith, grande admiradora do artista

A Fundação Nobel também informou que a cantora americana Patti Smith, grande admiradora do cantor, interpretará uma canção de Dylan, A Hard Rain's A-Gonna Fall, na cerimônia de premiação.

Embora não seja necessário que o premiado vá à Suécia para receber o prêmio, a Academia Sueca prevê a necessidade de o ganhador dar uma palestra para ter acesso aos cerca de US§ 900 mil dólares (que equivalem a R$ 3,1 milhões).

A escolha de Dylan, o primeiro cantor-compositor em toda a História a ser premiado com o Nobel de Literatura – dividiu e surpreendeu o público.

Depois de tentar entrar em contato com o músico sem sucesso por vários dias, a Academia Sueca acabou desistindo. Na ocasião, o escritor Per Wästberg, membro da instituição, chamou Dylan de "rude" e "arrogante".

O cantor americano, comentou – quase um mês após o anúncio – ao jornal britânico The Telegraph: “é difícil acreditar, quem não sonha com isso?”

Fonte: Rádio França Internacional

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome