Apesar de Brexit, Londres reforça status de centro tecnológico mundial

0
65

Apesar de Brexit, Londres reforça status de centro tecnológico mundial

Por

RFI

mediaApesar da expectativa do Brexit, Londres se firma como pólo tecnológico.
Reuters

O anúncio do Facebook nesta segunda-feira (21) de abrir uma nova sede em Londres e criar 500 postos de trabalho é uma boa notícia para a capital britânica e reforça seu status de centro tecnológico internacional apesar da perspectiva de Brexit.

Em poucas semanas, Apple, Google e Facebook anunciaram investimentos no Reino Unido e em particular na capital, em muitos casos com significativas criações de emprego. Essas decisões parecem afastar o temor da perda de atração econômica de Londres após o Brexit, a saída da União Europeia que poderia fechar as portas do mercado continental a companhias britânicas.

A nova sede do Facebook está sendo construída em Fitzrovia, um bairro do centro de Londres. A criação de 500 empregos pode aumentar em 50% o quadro de funcionários atual na capital inglesa.

"O Reino Unido é um dos melhores lugares para uma empresa tecnológica e parte importante da história do Facebook. Viemos a Londres em 2007 com um punhado de colaboradores até o final do ano que vem abriremos uma nova sede", disse em um comunicado Nicola Mendelsohn, vice-presidente do Facebook para a Europa.

Para o prefeito da cidade, Sadiq Khan, citado no comunicado, a decisão do Facebook é uma "nova prova de que a força de Londres como centro tecnológico continua crescendo".

Google também vai ter novo prédio e 3 mil novos cargos

Na semana passada a Google anunciou a construção de um grande edifício no centro da cidade que poderá contar com até três mil novos funcionários, um investimento total de 1 bilhão de libras (mais de R$ 4 bilhões).

Esses anúncios confirmam o atrativo de Londres que, segundo um estudo recente do European Digital Forum, é a melhor cidade europeia para as companhias tecnológicas, graças à facilidade de acesso ao financiamento, à cultura empresarial e à presença de mão de obra qualificada. "Apesar dos temores relacionados ao Brexit, a cidade continua atraindo grandes talentos do mundo inteiro", indica o relatório.

O Facebook afirmou que a maioria dos novos postos de trabalho em Londres serão para engenheiros muito qualificados e lembrou que decidiu desenvolver seu novo serviço Workplace, uma rede social para empresas, no Reino Unido. O grupo destaca que em seu quadro de funcionários em Londres estão representadas 65 nacionalidades, entre engenheiros, desenvolvedores e funcionários dos setores comercial e de marketing.

"O vibrante cenário tecnológico londrino causa inveja em toda a Europa e o compromisso continuado do Facebook é mais um sinal de que Londres está aberta ao talento, à inovação e à atividade empresarial de todas as partes do mundo", afirma o prefeito de Londres.

Fonte: Rádio França Internacional

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome