Síria: ONU alarmada com escalada da violência em Alepo

0
34

Ouvir /

Comunicado conjunto de coordenadores humanitários expressa preocupação com "centenas de milhares de pessoas"; entre 8 e 11 de julho, 57 pessoas teriam morrido, incluindo 15 crianças, e 497 ficaram feridas.

O coordenador Residente e Humanitário da ONU na Síria, Yacoub El Hillo (ao centro). Foto: Ocha (arquivo)

Laura Gelbert, da Rádio ONU em Nova York.

Representantes da ONU pediram nesta quarta-feira a todas as partes em conflito na Síria que interrompam ataques indiscriminados a civis e respeitem plenamente a lei humanitária internacional.

"As Nações Unidas estão profundamente alarmadas pela escalada da violência dentro e ao redor da cidade de Alepo, colocando centenas de milhares de pessoas em risco de morte e ferimentos", disse um comunicado conjunto.

Assistência Humanitária

A declaração foi feita pelo coordenador Residente e Humanitário da ONU na Síria, Yacoub El Hillo, e o coordenador Humanitário regional para a crise no país, Kevin Kennedy.

A ONU também pediu a todos os envolvidos que permitam a entrega da assistência humanitária, exigida por resoluções do Conselho de Segurança, e a rápida e segura retirada de civis que queiram sair.

Desde o dia 7 de julho, pesados combates entre forças do governo da Síria e grupos armados não-estatais tornaram intransitável a última estrada de acesso ao leste de Alepo.

A informação é do Escritório da ONU para a Coordenação de Assuntos Humanitários, Ocha.

Fuga

Desde então, forças do governo e curdas, segundo relatos, teriam tomado controle da maior parte da via, cortando o movimento humanitário, comercial e civil dentro e fora do leste de Alepo.

Isto estaria deixando entre 200 mil e 300 mil pessoas mais próximas da linha de fogo e sob risco de cerco.

Mesmo antes da recente escalada da violência, entre 10 mil e 30 mil pessoas fugiram da área entre janeiro e junho devido à crescente insegurança.

Bombardeios Aéreos

O comunicado conjunto também destacou a perigosa situação de segurança, citando bombardeios aéreos por forças do governo na área rural de Alepo.

A declaração também menciona centenas de morteiros e projéteis lançados na semana passada, tendo como alvo o leste da cidade, e explosivos antiaéreos entrando em diversos bairros civis.

Entre 8 e 11 de julho, 57 pessoas teriam sido mortas, incluindo 15 crianças, e 497 ficaram feridas.

Necessidades

A ONU e seus parceiros no leste de Alepo têm comida suficiente para 145 mil pessoas por um mês, mas necessidades humanitárias devem ser abordadas imediatamente. Isto inclui o reestabelecimento de retiradas de pessoas por questões médicas.

Segundo o comunicado conjunto, embora seja difícil obter informação sobre o leste de Alepo, por conta de restrições de acesso, "a área está entre as mais afetadas pelo conflito", com a maioria da população com "grande dependência de ajuda humanitária".

Leia e Ouça:

Confrontos se intensificam em Alepo, na Síria, após fechamento de via crucial

Avião do PMA com alimentos chega ao nordeste da Síria pela primeira vez

Acnur alerta para aumento da pobreza de refugiados sírios

Fonte: Rádio ONU

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome