Secretário-geral saúda China por promover a paz na Síria e no Sudão

0
71

Ouvir /

Em encontro com o presidente Xi Jinping, Ban Ki-moon avalia que país tem contribuído para promover a paz e a segurança também em outros países, como Afeganistão e Mianmar; cooperação da China com a ONU acelerou.

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon (à esq.), e o presidente da China, Xi Jinping. Foto: ONU/Eskinder Debebe

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York.

O secretário-geral das Nações Unidas está na China e encontrou-se na noite de quinta-feira com o presidente Xi Jinping. Ban Ki-moon agradeceu o forte apoio que o país dá às Nações Unidas e destacou que com a liderança do presidente Xi, a cooperação entre a organização e a China "acelerou".

O chefe da ONU também agradeceu a contribuição do governo chinês para a promoção "da paz e da segurança na Síria, no Afeganistão, em Mianmar, no Sudão e no Sudão do Sul".

Tropas de Paz

Ban também fez menção especial à contribuição da China às missões de paz da ONU. Durante a visita ao país, ele esteve em um centro de treinamento para pilotos de helicóptero, que deverão se integrar à força de paz da organização em Darfur, no Sudão.

Xi Jinping e Ban Ki-moon discutiram ainda a situação na Península Coreana e compartilharam ideias sobre como aliviar as tensões na região e encontrar um caminho para que a "desnuclearização" ocorra por meio do diálogo.

Clima

A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável foi tema da conversa entre os líderes, sendo que o secretário-geral ressaltou que a China tem papel fundamental para o sucesso do plano, especialmente em assuntos ligados ao combate à mudança climática.

O ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, também acompanhou o encontro entre o presidente e o chefe das Nações Unidas.

Leia e Ouça:

Ban elogia China em forças de paz e pede espaço para sociedade civil

Fonte: Rádio ONU

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome