Relator vai avaliar impactos de sanções impostas ao Sudão

0
32

23/11/2015

Relator vai avaliar impactos de sanções impostas ao Sudão

Ouvir /

Idriss Jazairy faz visita oficial do país a partir desta segunda-feira; especialista em direitos humanos quer checar como população está a ser afetada por medidas impostas por grupos de países.

Idriss Jazairy. Foto: ONU/Eskinder Debebe

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova Iorque.

Um relator especial das Nações Unidas inicia na segunda-feira uma visita oficial ao Sudão. Durante oito dias, Idriss Jazairy vai colher em primeira-mão informações sobre sanções impostas ao país.

Jazairy é relator da ONU para "impactos negativos nos direitos humanos de medidas unilaterais coercivas". O especialista explicou que irá acompanhar o efeito das sanções na população sudanesa.

Sanções

O relator poderá preparar recomendações para diminuir ou eliminar impactos negativos de medidas impostas por outros países ao Sudão, que não estão ligadas a sanções legalmente aplicadas pelo Conselho de Segurança.

Esta será a primeira visita oficial do especialista a um país desde que o seu mandato foi estabelecido no início do ano. Na viagem a convite do próprio governo sudanês, Jazairy terá encontros com autoridades nacionais, diplomatas, representantes de organizações da sociedade civil e de agências da ONU.

No último dia da visita, a 30 de novembro, o relator apresentará um balanço aos jornalistas em Cartum. O relatório ao Conselho de Direitos Humanos ficará pronto em setembro de 2016.

Leia Mais:

Ocha alerta sobre surto de febre hemorrágica viral no Sudão

“Polícia da ONU tem papel crucial no sucesso das Missões de Paz”

ONU anuncia destruição de armas em Abyei

Fonte: Rádio ONU

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome