Policia da ONU guia estratégia para mundo mais seguro

0
22

11/11/2016

Policia da ONU guia estratégia para mundo mais seguro

Ouvir /

Desde os anos 60 as Nações Unidas enviam forças policiais para servirem em operações; atualmente 13 mil agentes de 86 países participam em 12 missões de paz e seis Missões Políticas Especiais em todo o mundo.

Polícia da ONU. Foto: ONU/Albert González Farran

Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova York.

A força policial da ONU tem como um de seus objetivos guiar a estratégia da organização para alcançar um mundo mais seguro no futuro.

Esta semana, os comissários de polícia em ação em várias missões das Nações Unidas estão reunidos na sede da instituição, em Nova York.

Mandato

Desde os anos 60, a ONU tem enviado forças policiais para servirem em operações de paz em todo o mundo. Esses agentes têm como mandato monitorar, observar e reportar o que está acontecendo em determinada região ou país.

A partir de 1990, o papel das forças policiais aumentou e elas passaram a trabalhar com a polícia local e outras forças nacionais.

O brigadeiro francês, Georges-Pierre Monchotte, é o comandante de polícia da Missão de Estabilização da ONU no Haiti.

Furacão Matthew

Em entrevista à Rádio ONU, ele falou que a força policial ajudou recentemente a Polícia Nacional Haitiana nas operações de segurança durante a crise humanitária causada pelo furacão Matthew.

Segundo o brigadeiro, a Unpol tem 2.601 policiais de 44 países atuando no Haiti.

Atualmente, 13 mil policiais da ONU de 86 países integram a força de paz das Nações Unidas. Eles estão servindo em 12 missões e seis Missões Políticas Especiais no mundo.

Compartilhe

Fonte: Rádio ONU

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome