ONU reforça mensagem de “não deixar ninguém para trás”

0
35

03/12/2015

ONU reforça mensagem de "não deixar ninguém para trás"

Ouvir /

Secretário-geral fez a declaração para marcar o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, esta quinta-feira, 3 de dezembro; tema deste ano é "acesso e empoderamento para pessoas de todas as habilidades".

Dia Internacional das Pessoas com Deficiência. Foto: ONU/Albert González Farran

Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova York.

A ONU reforçou esta quinta-feira a mensagem de "não deixar ninguém para trás" para marcar o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, este 3 de dezembro.

O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, disse que "a criação de um mundo sustentável e inclusivo para todos exige o engajamento completo das pessoas de todas as habilidades".

Acesso e Empoderamento

Ban fez referência ao tema da data deste ano que é fornecer "acesso e empoderamento para pessoas de todas as habilidades".

Segundo o chefe da ONU, a Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável inclui muitas das questões que preocupam as pessoas com deficiência.

Ele afirmou que "todos devem trabalhar juntos para transformar essas promessas do documento em ação".

Ban lembrou que no início deste ano, a 3ª Conferência Mundial da ONU sobre Redução do Risco de Desastre reconheceu o papel chave que as pessoas com deficiência podem ter na promoção de uma abordagem universal mais acessível na preparação e na resposta a desastres.

ONU Habitat

O secretário-geral disse que a Conferência da ONU Habitat III, no ano que vem, vai discutir uma nova agenda de desenvolvimento urbano para transformar as cidades em regiões mais inclusivas, acessíveis e sustentáveis.

Ele declarou que "as vozes das pessoas com deficiência serão essenciais nesse processo".

Para Ban, é necessário fortalecer as políticas e práticas de desenvolvimento para garantir que a acessibilidade seja parte de um desenvolvimento inclusivo e sustentável.

Fonte: Rádio ONU

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome