ONU lança campanha para salvar vidas durante desastres naturais

0
27

Ouvir /

Batizada de "Sendai Sete", iniciativa busca promover a implementação da Plataforma de Sendai para Redução de Risco de Desastre, adotada pelos países-membros da ONU; conscientização da população é considerada vital.

Robert Glasser lança a campanha na ONU. Foto: : UNISDR

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York.

O representante especial da ONU para Redução do Risco de Desastre lançou esta segunda-feira uma campanha que busca diminuir o número de mortes durante desastres naturais, como enchentes, secas, furacões e terremotos.

Robert Glasser lamenta que muitas vidas sejam perdidas devido a falhas de sistemas de alerta e pela ameaça crescence da mudança climática. A campanha é chamada de "Sendai Sete" e quer promover a implementação, nos próximos sete anos, da Plataforma de Sendai para Redução do Risco de Desastre.

Vítimas

O programa foi adotado pelos países-membros da ONU em 2015, na cidade japonesa de Sendai. O plano traz sete objetivos e quatro prioridades de ação para diminuir o total de desastres naturais, reduzir impactos econômicos, sociais e culturais e diminuir o número de vítimas.

Segundo Robert Glasser, a conscientização do público em geral é vital para a campanha. Maior cooperação internacional para países em desenvolvimento e mais disponibilidade de sistemas de alerta também estão entre as metas.

A Plataforma de Sendai busca reduzir a taxa de mortalidade durante desastres naturais até 2030 e diminuir o total de pessoas afetadas. Pelos cálculos da ONU, nos últimos 10 anos, 700 mil pessoas morreram por causa de desastres naturais e mais de 1,4 milhão ficaram feridas.

Leia e Ouça:

Países anunciam prioridades para reduzir riscos de desastres naturais

ONU assinala sucesso de conferência sobre países menos desenvolvidos

Ban: apoio do G7 é “contribuição vital” para Desenvolvimento Sustentável

Fonte: Rádio ONU

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome