ONU: “bloqueio nas importações aumenta preço de comida no Nepal”

0
50

14/12/2015

ONU: "bloqueio nas importações aumenta preço de comida no Nepal"

Ouvir /

Alerta foi feito pelo Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas, PMA; situação causou também alta dos combustíveis e ameaça séria crise humanitária no país.

As restrições impostas nas fronteiras levaram a um aumento significativo dos preços da comida e dos combustíveis. Foto: PMA/ Tina Stacey

Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova York.

O Programa Mundial de Alimentos, PMA, alertou que o bloqueio nas importações no Nepal levou ao aumento dos preços da comida e dos combustíveis.

A agência da ONU prevê "extrema dificuldade" para o país em consequência das restrições para o comércio na fronteira com a Índia.

Crise

O diretor regional do PMA para a Ásia e o Pacífico, David Kaatrud, afirmou que se "o comércio continuar restrito e o preço dos alimentos continuar subindo, será muito difícil evitar uma séria crise humanitária".

Segundo as Nações Unidas, o bloqueio a produtos importados na região começou em setembro em protesto contra a nova constituição nepalesa.

O Programa de Alimentos da ONU declarou que o Nepal depende profundamente dos produtos importados, principalmente da Índia. As restrições impostas nas fronteiras levaram a um aumento significativo dos preços, em particular, de materiais básicos de consumo.

Combustível

A agência informou que os alimentos, como por exemplo, lentilhas, e ainda o óleo para cozinhar subiram mais de 30% desde agosto e mais de 50% comparado com o mesmo período do ano passado.

A falta de combustível causada pelo bloqueio nas fronteiras está dificultando a entrega de ajuda nas áreas remotas atingidas pelo terremoto. Mais de 220 mil pessoas precisam de assistência nessas regiões.

Por causa disso, o PMA conseguiu levar apenas um terço dos alimentos que deveriam ser entregues até o fim do ano. Além da comida, produtos não perecíveis, como remédios, agasalhos e cobertores também não estão sendo levados para os mais necessitados.

Fonte: Rádio ONU

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome