OMS: Declaração de Brasília aponta formas de reduzir acidentes de trânsito

0
68

20/11/2015

OMS: Declaração de Brasília aponta formas de reduzir acidentes de trânsito

Ouvir /

Segunda Conferência Global de Alto Nível sobre Segurança nas Estradas foi realizada nest semana na capital brasileira; no evento, chefe da agência afirmou que "o preço pago por rodovias inseguras é muito alto, tanto em termos econômicos, quanto em sofrimento humano".

Foto: Banco Mundial

Laura Gelbert, da Rádio ONU em Nova York.

Representantes de vários governos assinaram a Declaração de Brasília sobre Segurança nas Estradas nesta quinta-feira, último dia da 2ª Conferência Global de Alto Nível sobre o tema.

O documento aponta maneiras de reduzir à metade as mortes por acidentes de trânsito nesta década. O indicador é um marco dentro dos novos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Bicicletas e Transporte Público

A declaração pede que sejam repensadas as políticas de transporte para favorecer modos mais sustentáveis de transporte como caminhada, ciclismo e transporte público.

O documento também destaca estratégias para garantir a segurança de todas as pessoas que usam as estradas. Entre elas aprimorar leis e fiscalização sobre excesso de velocidade, direção sob efeito de álcool e uso de cintos de segurança, capacetes para motociclistas e cadeirinhas para crianças.

Medidas de Segurança

Outras medidas seriam tornar as estradas mais seguras através de modificações em infraestrutura, como calçadas e faixas separando ciclistas e motociclistas dos veículos e melhorar os sistemas de emergência para vítimas de acidentes de trânsito.

Preço Alto

A diretora-geral da agência da OMS, Margaret Chan, participou da abertura do encontro, ao lado da presidente Dilma Rousseff.

No evento, a chefe da agência da ONU afirmou que "o preço pago por rodovias inseguras é muito alto, tanto em termos econômicos, quanto em sofrimento humano".

Leia Mais:

Acidentes de trânsito são “epidemia para o setor de saúde pública”

Banco Mundial defende maior financiamento para segurança no trânsito | Rádio das Nações Unidas

Fonte: Rádio ONU

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome