Lançado relatório sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

0
45

Ouvir /

Secretário-geral da ONU afirma que período de 15 anos começou bem e que mundo embarcou numa "jornada histórica"; agenda busca acabar com extrema pobreza e reduzir a fome enfrentada por 800 milhões de pessoas.

Ban Ki-moon. Foto: ONU/Amanda Voisard (arquivo)

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York.

O secretário-geral da ONU lançou o primeiro relatório sobre a nova agenda global de desenvolvimento, um conjunto de metas que precisam ser cumpridas pelos países até 2030.

Para Ban Ki-moon, o período de 15 anos "começou bem", mas Nações Unidas e parceiros precisam continuar trabalhando juntos nesta "jornada histórica". O secretário-geral sugere que governos, empresas e sociedade civil comecem a "pensar diferente" em relação a medidas em prol do desenvolvimento.

Pobreza Extrema

Segundo o relatório, a cada oito pessoas, uma vive na extrema pobreza. Quase 800 milhões de habitantes do planeta passam fome. Mais de 1,1 bilhão de pessoas não tem acesso à eletricidade, enquanto a escassez de água afeta 2 bilhões.

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável têm a meta de mudar esse cenário até 2030. O relatório foi apresentado durante o fórum político de alto nível da ONU sobre os ODSs, que termina nesta quarta-feira.

Acordo do Clima

Ao apresentar o documento, Ban Ki-moon lembrou que agir contra a mudança climática também é imperativo. O Acordo do Clima precisa ser ratificado por pelo menos 55 países para entrar em vigor, mas até agora, apenas 19 nações ratificaram o documento.

O secretário-geral aproveitou para fazer um novo apelo aos principais emissores de gases de efeito estufa, como Estados Unidos, China, Austrália, Indonésia e México, para que ratifiquem o acordo até dezembro.

Leia e Ouça:

Brasileiro aposta em governos estaduais como ferramentas para ODSs

ODS representam “enorme oportunidade” para economia global

Encontro avalia implementação dos ODS

Fonte: Rádio ONU

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome