General brasileiro diz que situação no Haiti está calma depois das eleições

0
74

22/11/2016

General brasileiro diz que situação no Haiti está calma depois das eleições

Ouvir /

Ajax Porto Pinheiro é o comandante das Forças de Paz da ONU no país e cuidou da segurança durante a votação; resultados devem sair na semana que vem.

Eleições no Haiti. Foto: ONU Minustah/Igor Rugwiza

Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova York.

O general brasileiro Ajax Porto Pinheiro, comandante das Forças de Paz da ONU no Haiti, Minustah, afirmou que a situação é tranquila no país depois das eleições presidenciais deste domingo.

De Porto Príncipe, em entrevista à Rádio ONU, Porto Pinheiro disse que o dia das eleições foi bem mais tranquilo do que em 25 de outubro do ano passado, quando as eleições foram anuladas por alegações de fraude.

Incêndio

"Nós tivemos menos incidentes. As minhas tropas tiveram de atuar em dois locais no norte do país, nós tivemos de mandar as tropas de helicóptero porque havia ameaças de ataque aos locais de votação. À noite, nós ficamos preocupados após o encerramento da votação. Incendiaram um mercado em Pétionville. Aquilo parecia que a crise iria ser escalada e mandamos as tropas para a rua. Durante a noite, 120 homens das tropas do Brasil, que estão sediadas aqui na capital, patrulharam principalmente Pétionville e continuam nas ruas."

Ele disse que as forças da Minustah também estão acompanhando as manifestações que estão ocorrendo perto do Palácio Presidencial.

Resultados

O general disse que os soldados continuam em sete departamentos do país e só vão regressar dentro de alguns dias quando as urnas eleitorais forem levadas para a capital.

A única exceção é a região de Les Cayes, duramente atingida pelo furacão Matthew, onde as tropas vão permanecer por mais tempo ajudando nas operações humanitárias.

O comandante da Minustah afirmou que os resultados preliminares das eleições devem sair no início da semana que vem, na segunda-feira, 28 de novembro.

Leia e Ouça:

ONU elogia realização de eleicões pacíficas no Haiti

ONU ajuda nos preparativos para eleição no Haiti

Policia da ONU guia estratégia para mundo mais seguro

Começa campanha de vacinação contra cólera no Haiti

Compartilhe

Fonte: Rádio ONU

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome