Entrevista: Vinicius Pinheiro

0
24

16/12/2016

Entrevista: Vinicius Pinheiro

Ouvir /

Vinícius Pinheiro. Foto: Arquivo pessoal

O relatório global da Organização Internacional do Trabalho, OIT, sobre salários 2016-2017, mostrou que eles registraram o pior índice de crescimento dos últimos quatro anos em 2015.

Segundo a agência da ONU, a desaceleração passou de 2,5%, no geral, em 2012 para 1,7% no ano passado. Se a China, onde houve um avanço maior, fosse retirada da avaliação, a queda teria sido ainda maior, passando de 1,6% para 0,9% durante o mesmo período.

De Madri, em entrevista à ONU News, o diretor do Escritório da OIT em Nova York, Vinícius Pinheiro disse que os salários estão no menor nível desde a crise mundial.

Mas Pinheiro afirmou que além do baixo crescimento, o relatório mostra outros fatores como, por exemplo, um crescimento nos níveis de desigualdade salarial, os ricos estão ganhando mais e os pobres estão ganhando, proporcionalmente, menos.

Segundo ele, está aumentando a brecha entre os salários dos ricos e dos pobres. O resultado é que o 1% mais rico ganha, em média, 22 vezes mais do que os 10% mais pobres.

Vinícius Pinheiro falou ainda da situação do Brasil e em Portugal, dois países de língua portuguesa incluídos no documento. No caso brasileiro, ele disse que a redução do crescimento dos salários passou dos 3% em 2015.

Acompanhe a entrevista com Edgard Júnior.

Duração: 04’20″

Compartilhe

Fonte: Rádio ONU

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome