Ban preocupado com ataques de foguetes na fronteira entre Líbano e Israel

0
44

21/12/2015

Ban preocupado com ataques de foguetes na fronteira entre Líbano e Israel

Ouvir /

Incidente ocorreu domingo na região de Al-Hinniyah, área de operações da Força Interina da ONU no Líbano, Unfil; chefe das Nações Unidas afirmou que todos os lados devem obedecer a resolução 1701 e cessar as hostilidades.

Tropas de paz da Missão da Força Interina da ONU no Líbano. Foto: Unifil

Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova York.

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, disse esta segunda-feira que está "profundamente preocupado" com os lançamentos de foguetes na região de fronteira entre Líbano e Israel.

Segundo Ban, o incidente ocorreu na área de operações da Missão da Força Interina da ONU no Líbano, Unifil, que separa os dois países.

Violação

O chefe da ONU afirmou que a ação representa uma séria violação da resolução 1701 de 2006. Os foguetes foram lançados do sul do Líbano contra Israel.

Ban citou ainda a retaliação israelense com oito morteiros. Segundo as autoridades, ninguém morreu nos ataques.

O comandante da Unifil, general Luciano Portolano, afirmou que o ataque teve como objetivo minar a estabilidade na região.

Coordenação

Para Portolano, "é imperativo identificar e prender os responsáveis pela operação". Ele disse que mais tropas foram enviadas à região e houve também um aumento do patrulhamento em coordenação com o exército libanês, LAF, para evitar futuros incidentes.

O secretário-geral da ONU declarou que a Unifil está investigando os ataques com a cooperação das Forças Armadas libanesas e das Forças de Defesa israelenses.

Ban pediu aos dois lados moderação e que cooperem com a Força Interina das Nações Unidas no Líbano para evitar uma escalada das tensões.

O secretário-geral declarou que a ONU está comprometida em continuar trabalhando com todas as partes envolvidas no caso para garantir que a calma em vigor no sul do Líbano atualmente, continue sendo mantida.

Fonte: Rádio ONU

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome