Ban pede aos líderes mundiais para evitarem a xenofobia

0
89

12/11/2015

Ban pede aos líderes mundiais para evitarem a xenofobia

Ouvir /

Em editorial publicado no jornal francês Le Figaro, secretário-geral afirma que atuais políticas não são adequadas; Ban Ki-moon quer resposta global ao fluxo de refugiados que deixam Oriente Médio e África.

Ban Ki-moon cumprimenta menino em centro de refugiados em Roma, Itália. Foto: ONU/Rick Bajornas

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York.

O secretário-geral da ONU escreveu um editorial sobre a crise de refugiados para o jornal francês Le Figaro. No artigo, Ban Ki-moon fala sobre sua preocupação com aqueles que exploram os refugiados ou tem uma visão xenofóbica sobre a situação.

Segundo o chefe da ONU, está claro que as atuais políticas não são adequadas e por isso, ele pede que a comunidade internacional desenvolva uma resposta global ao fluxo de refugiados que deixam a África e o Oriente Médio.

Ban está trabalhando com os países para conseguir uma resposta mais "humana e coordenada".

Experiência

Para o secretário-geral, fechar fronteiras ou prender os refugiados não resolvem nenhum problema. Ele sugeriu como opções: mais oportunidades de reassentamento, mais integração e investimentos para operações humanitárias.

Ban relembrou a recente visita que fez a campos de refugiados no Líbano, na Jordânia e na Turquia. Na ocasião, um menino de seis anos chamou sua atenção, porque o próprio secretário-geral precisou abandonar sua casa quando tinha a mesma idade, durante a Guerra da Coreia.

No editorial, ele lembrou dos milhões de europeus que fugiram do continente durante a Segunda Guerra Mundial e destacou que os refugiados de hoje também querem segurança, estabilidade e um futuro melhor.

Leia Mais:

Valor de apelos humanitários cresceu 600% em 10 anos

PMA lança aplicativo para ajudar a alimentar crianças sírias

Ban alerta contra redução na ajuda ao desenvolvimento

Fonte: Rádio ONU

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome