Ban destaca avanços no fortalecimento da resposta a crises globais de saúde

0
26

Ouvir /

Secretário-geral falou à Assembleia Geral sobre o trabalho do painel de alto nível sobre o tema; surto do vírus zika foi um dos temas tratados.

Ban Ki-moon (à esq.) e o presidente da Assembleia Geral, Mogens Lykketoft, na Assembleia Geral da ONU. Foto: ONU/Eskinder Debebe

Laura Gelbert, da Rádio ONU em Nova York.*

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, falou à Assembleia Geral nesta segunda-feira sobre o trabalho do painel de alto nível que ele convocou no ano passado sobre como fortalecer sistemas nacionais e internacionais para gerenciar futuras crises globais de saúde.

Ban destacou progressos. O assunto foi abordado por seu porta-voz Farhan Haq em coletiva de imprensa na sede da ONU, em Nova York.

Recomendações

Haq disse que, segundo o secretário-geral, o painel forneceu recomendações "sensatas e concretas" que traçam "um caminho claro" sobre como comunidades, nações e sistemas internacionais podem se preparar melhor e responder a crises de saúde no futuro.

Em resposta, Ban ressaltou a criação de uma força-tarefa para crises globais de saúde para monitorar, coordenar e apoiar a implementação das recomendações do painel. A iniciativa é liderada pelo vice-secretário-geral, Jan Eliasson.

Zika

O secretário-geral mencionou que em relação ao surto de zika, Eliasson tem convocado reuniões mensais com funcionários de alto escalão do sistema da ONU. O objetivo é garantir que haja um fórum de alto nível para coordenação e partilha de informações.

O chefe da ONU mencionou ainda a recomendação do painel de que a capacidade de resposta da Organização Mundial da Saúde a emergências seja consolidada e fortalecida.

*Apresentação: Michelle Alves de Lima.

Leia e Ouça:

OMS lança plano de US$ 122 milhões para combater zika até final de 2017

Febre amarela: doses menores de vacina podem ser usadas em emergências

OMS fala em possíveis surtos de doenças devido à crise em Falluja

Fonte: Rádio ONU

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome