Em missão na Austrália, professor do Departamento de Biologia divulga a Unicentro

0
218

O professor Paulo Roberto em atividade da missão técnica na Austrália (Foto: arquivo pessoal professor)

O professor Paulo Roberto em atividade da missão técnica na Austrália (Foto: arquivo pessoal professor)

O professor Paulo Roberto da Silva, que faz parte do corpo docente do departamento de Ciências Biológicas da Unicentro, esteve na Austrália visitando as universidades do estado de Vitória. O programa Australia Awards Fellowships, que possibilitou a viagem técnica, tinha como tema a aplicação de pesquisas para o crescimento sustentável e inclusivo e contou com a participação de 27 professores e pesquisadores do Brasil – dos estados do Paraná, São Paulo e do Distrito Federal -, do Chile, da Argentina, da Colômbia e do México.
Os professores selecionados passaram um mês na Austrália e, segundo o professor Paulo Roberto, conheceram o sistema educacional do país, participaram de palestras, visitaram as universidades e, sobretudo, discutiram formas de implantar parcerias na área da pesquisa entre os países. “Primeiro, nós tivemos uma recepção que foi no palácio do Governo, onde durante uma semana ouvimos palestras de como funciona o sistema educacional australiano, a parte de transferência de tecnologia, a parte do ensino aplicado à saúde, do ensino aplicado à agricultura. A partir da segunda semana, nós começamos a conhecer as sete universidades do estado de Vitória. Em todas havia grupos de discussão, grupos de trabalho, em relação a como fazer parcerias, quais as áreas prioritárias para essas parcerias”.

Participaram representantes de instituições (Foto: arquivo pessoal professor)

Participaram representantes de instituições do Brasil, Chile, Argentina, Colômbia e México(Foto: arquivo pessoal professor)

Além de poder conhecer o sistema educacional de universidades conceituadas, os professores e pesquisadores tiveram a oportunidade de apresentar sua instituição de origem para os australianos. O professor Paulo Roberto da Silva aproveitou o espaço para falar sobre a Unicentro – onde está localizada, cursos e programas ofertados durante 15 minutos. Para ele, a apresentação foi muito significativa já que, além de fazer conhecer a Unicentro entre os membros do grupo, ela foi transferida para a internet e está hospedada no site da Universidade de Melbourne, uma das melhores e mais procuradas instituições de ensino superior do mundo. “Esse site, o StudyMelbourne, é muito acessado por gente do mundo inteiro que está procurando onde estudar. E uma satisfação que nós tivemos é que minha apresentação está disponível na íntegra no site. Isso é muito importante para divulgação da nossa universidade”.
De acordo com o professor, a visita já está trazendo resultados positivos e a expectativa é que as parcerias sejam firmadas e ampliadas. “Estamos estabelecendo colaborações e parcerias. Já temos alguns professores e alguns alunos fazendo contato com os professores das universidades australianas, e eu estou auxiliando esse contato. Para poder fazer doutorado-sanduíche, vai sair um edital específico com uma Universidade de Vitória e outro com a Deakin University para desenvolver projetos e parcerias na parte de pesquisa científica”.

Fonte: Coorc Unicentro

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome