Dia do Nutricionista foi comemorado com atividade didática

0
147

Professora Adriana Mazziero, coordenadora das atividades (Foto: Coorc)

Professora Adriana Masiero, coordenadora das atividades (Foto: Coorc)

O “conceito de comida de verdade”, nos últimos anos, passou a ser associado à alimentação saudável. E quando se fala em bons hábitos alimentares é preciso destacar o trabalho dos nutricionistas, profissionais capacitados para garantir a segurança alimentar de cada indivíduo. Assim como muitos profissionais, o nutricionista também tem um dia no ano reservado para exaltar sua profissão. A data é 31 de agosto.
Neste ano, como tradicionalmente acontece, o dia foi lembrado pelo departamento de Nutrição da Unicentro com a realização de uma palestra. A professora Adriana Masiero, coordenadora do evento, destacou a importância de comemorar a data com uma atividade acadêmica. “Em primeiro lugar, é a valorização da nossa profissão. Nós queremos despertar nos nossos alunos, desde cedo, o interesse por estar sempre buscando o conhecimento e também valorizando esse dia do profissional”.
A palestra reuniu mais de cem inscritos. Entre eles, acadêmicos e professores do curso de Nutrição, além de profissionais que já atuam na área. Neste ano, o tema escolhido foi “Comida de verdade, no campo e na cidade”. A palestra foi ministrada pelo professor Julian Perez Cassarino, da Universidade Federal da Fronteira Sul. “A ideia foi mostrar um pouco do contexto de como está organizado o atual sistema agroalimentar e quais efeitos ele tem sobre a saúde humana, sobre as dinâmicas sociais e questões ambientais. Entender como funciona esse sistema agroalimentar para saber que tipo de alimento está chegando até nós”, explicou o palestrante.

A palestra “Comida de verdade, no campo e na cidade” foi ministrada pelo professor Julian Perez Cassarin (Foto: Coorc)

A palestra “Comida de verdade, no campo e na cidade” foi ministrada pelo professor Julian Perez Cassarin (Foto: Coorc)

De acordo com a professora Adriana Masiero, além de ser uma maneira de comemorar o dia do nutricionista, a palestra teve como objetivo discutir a situação alimentar do país – os avanços e desafios para a área e, também, traçar estratégias para incentivar a alimentação adequada, sustentável e acessível a todos. “O tema vem de encontro com a publicação do novo guia alimentar para a população brasileira, que diz que devemos sempre valorizar o alimento in natura, o alimento minimamente processado. Também vem de encontro a esse novo hábito alimentar que estamos tentando que a nossa população tenha de valorizar a comida caseira, a refeição feita em casa, com a família, valorizar esse momento da refeição”.
Para a acadêmica Cintiane Ferreira, que está no terceiro ano do curso de Nutrição, a palestra é uma forma de capacitação e de troca de conhecimentos importantes para a formação dos futuros nutricionistas. “Temos palestras diferentes e assuntos que, talvez, não sejam tão abordados na faculdade. É uma forma de aprendermos também, de termos contato com essas novas matérias, esses novos assuntos”.
O reitor da Unicentro, professor Aldo Nelson Bona, também esteve na abertura do evento e exaltou a iniciativa do departamento em promover uma atividade didática como forma de comemoração. “Além de cumprir o papel de fazer memória, cumpre também o papel de trazer recém-formados, acadêmicos e profissionais, além de professores do curso para um debate, para uma discussão de um tema específico da profissão, e, portanto, contribuir com a formação acadêmica, a formação dos nossos estudantes. É uma ótima escolha do Departamento de Nutrição, uma ótima iniciativa que, sem dúvida nenhuma, traz resultados para a própria qualidade do curso”.

Fonte: Coorc Unicentro

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome