Avião de espionagem francês cai em Malta e deixa 5 mortos

0
38

Avião de espionagem francês cai em Malta e deixa 5 mortos

Por

RFI

mediaCinco franceses morreram na queda do avião.
REUTERS/Ed De Gaetano via Reuters TV

Um pequeno avião francês, utilizado para missões de espionagem, caiu nesta segunda-feira (24) no aeroporto internacional de Malta, segundos depois da decolagem. Cinco franceses morreram no incidente. Uma investigação foi aberta para esclarecer as circunstâncias da queda do aparelho.

De acordo com o ministério francês da Defesa, o avião deveria realizar um voo de reconhecimento no mar Mediterrâneo em operações contra o tráfico de drogas e de seres humanos. Segundo o governo de Malta, não existem sinais de uma explosão prévia ao acidente, mas a possibilidade de uma sabotagem não foi eliminada. O aeroporto foi fechado logo após o incidente.

A aeronave, desenvolvida especialmente pela Direção Geral de Segurança Exterior da França (DGSE), deveria pousar na Líbia. Ela era utilizada para missões de escuta e recolhimento de dados eletrônicos secretos. Antes da atual missão, o avião havia sido utilizado em 2012 em missões no deserto do Sahel, na África.

De acordo com o governo francês, duas das vítimas eram empregados da empresa privada de aviação CAE. Já os outros três mortos eram funcionários do Ministério da Defesa, especialistas do serviço de informação militar e espionagem da França.

Desde o início do ano, o país já perdeu oito funcionários encarregados de missões especiais na Líbia, depois da morte de três militares na queda de um helicóptero, perto da cidade líbia de Bengazi. O país é o novo reduto dos jihadistas e alvo de operações secretas de países ocidentais.

Fonte: Rádio França Internacional

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome