Políticas para pessoas com deficiência são cruciais para ODSs

0
34

03/12/2016

Políticas para pessoas com deficiência são cruciais para ODSs

Ouvir /

Organização Internacional do Trabalho disse que pessoas com deficiência representam a maior minoria mundial; agência da ONU afirmou que direito do grupo a emprego produtivo e decente “é frequentemente negado”.

Diretor-geral da OIT, Guy Ryder, disse que “as pessoas com deficiência representam o maior grupo de minorias do mundo”. Foto: OIT

Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova York.

A Organização Mundial do Trabalho, OIT, afirmou que a implementação de políticas para pessoas com deficiência são “cruciais” para se alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, ODSs.

O diretor-geral da agência da ONU, Guy Ryder, disse que “as pessoas com deficiência representam o maior grupo de minorias do mundo”. Elas correspondem a 15% da população global, pouco mais de 1 bilhão de pessoas e 80% delas em idade para trabalhar.

Direitos

Apesar disso, Ryder explica que “os direitos dessas pessoas a empregos decentes e produtivos são frequentemente negados”.

A ONU celebra este sábado, 3 de dezembro, o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência. A OIT e outras organizações internacionais declararam a data como o “Dia para Todos”.

O objetivo é reconhecer e celebrar as importantes contribuições dessas pessoas nos ambientes de trabalho e familiar, nas escolas e nas comunidades.

Segundo a agência, “emprego decente para todos, é um fator fundamental também para erradicar a pobreza e alcançar o futuro que todos querem, onde ninguém fique para trás”.

Leia Mais:

Ban: “É necessário eliminar discriminação a pessoas com deficiência”

Compartilhe

Fonte: Rádio ONU

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome