Unicentro registra seis intercâmbios de curta duração pelo Zicosur em 2016

0
74

Unicentro registra seis intercâmbios de curta duração pelo Zicosur em 2016Publicado 22 de dezembro de 2016 | Por ariane

A Unicentro faz parte da Zicosur, que congrega universidades de cinco países latinos, desde 2010

A Unicentro, no mês de novembro, enviou um aluno e um servidor para intercâmbio de curta duração na Universidade Nacional de Itapua, no Paraguai. Eles viajaram em mobilidade pela Rede Zicosur Universitário, que congrega instituições de ensino superior do Brasil, da Argentina, do Paraguai, do Chile e da Bolívia.
A ação complementou a participação da Unicentro no programa que, nesse segundo semestre, já havia enviada para intercâmbio pelo Zicosur uma aluna e dois professores. Um deles é Fábio Ruela, docente do Departamento de História, que foi para Universidade Nacional de La Rioja, província situada no noroeste da Argentina. “As aulas versaram sobre temas bastante variados. Falei um pouco sobre a história dos intelectuais; no primeiro ano de economia fiz uma discussão sobre o período de história moderna do início do capitalismo. Foram dias intensos de atividades”.
Carlos Alberto Machado, professor do Departamento de Pedagogia, também participou de intercâmbio docente pelo Zicosur. Ao contar sobre a experiência, ele ressaltou a oportunidade de vivenciar situações que, agora, pode replicar no cotidiano da Universidade. “São discussões que, as vezes, dependendo do resultado e das consequências, você pode trazer para o Brasil também. Nos ajuda em algumas questões políticas que nós temos também”.
Já Gabriella Lobo, acadêmica de Geografia no Campus de Irati, esteve na província de Jujuy, na Argentina. Para ela, a experiência foi fundamental para o seu futuro. “Creio que, para um professor, ter estado no lugar quando ele for ensinar sobre este local, ou sobre essa cultura, tem muito mais propriedade do que ele apenas ler sobre isso, ou ouvir falar sobre isso. Então, creio que essa será a coisa mais rica que eu vou poder transmitir aos meus alunos”.
O professor Márcio Fernandes, do Departamento de Comunicação Social, é o coordenador institucional do Zicosur na Universidade. “A Unicentro tem feito uma série de movimentos ao longo dos últimos anos no sentido da sua internacionalização, para os três segmentos – os alunos, os nossos agentes universitários e os professores. Nesse sentido, é natural que tenhamos uma atenção especial para com a América Latina e ainda mais especial para com o Mercosul pela proximidade geográfica pelo contexto histórico, pelas relações culturais próximas que temos”, salienta.

Postado em noticiasFonte: Unicentro

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome