Unicentro realiza Simpósio Temático PDE, Programa de Desenvolvimento Educacional

0
142

276 professores da rede estadual de ensino participaram do Simpósio Temático, no Auditório Francisco Contini (Fotos: Márcio Nei)

276 professores da rede estadual de ensino participaram do Simpósio Temático, no Auditório Francisco Contini (Fotos: Márcio Nei)

A Unicentro, mais uma vez, é uma das universidades parceiras da Secretaria Estadual de Educação (Seed) e da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) na oferta do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE). Na última semana, os professores das turmas que tiveram início nesse ano, participaram, no campus Santa Cruz, do Simpósio Temático 2016. O ponto central do encontro foram as teorias de aprendizagem.
As palestras tiveram como finalidade introduzir conceitos básicos sobre as teorias de Piaget e Vygotsky, ressaltando de que maneira os teóricos contribuem para o entendimento dos processos de aprendizagem na educação, “Segundo as Diretrizes Curriculares do estado do Paraná, esses dois teóricos são um ponto de partida para que o professor reflita sobre a sua prática profissional. Ou seja, para que ele faça uma ligação entre a teoria que embasa a sua prática”, avaliou o professor Márcio André Martins, coordenador institucional do PDE.
A Unicentro é a responsável pela oferta de aulas e por oferecer orientadores para os professores participantes do PDE vinculados a seis Núcleos Regionais de Educação. O programa tem duração de dois anos e, nesse período, os professores permanecem afastados da sala de aula para os cursos de qualificação e para o desenvolvimento de um projeto de intervenção pedagógica.
A atualização constante dos professores é essencial para que os conteúdos trabalhados em sala de aula sejam desenvolvidos da melhor maneira possível, como explica a professora Mafalda Nesi, palestrante do evento, “O PDE é muito importante pelo fato de ser uma formação continuada. Ele possibilita, assim, ao professor a atualização da prática pedagógica por meio das metodologias e dos conteúdos, além de propiciar que o educador tenha um tempo específico para estudar”.

O vice-reitor da Unicentro, Osmar Ambrósio de Souza, e Sílvia Zanette, do Núcleo de Educação de Guarapuava (Foto: Márcio Nei)

O vice-reitor da Unicentro, Osmar Ambrósio de Souza, e Sílvia Zanette, do Núcleo de Educação de Guarapuava (Foto: Márcio Nei)

O seminário contou com palestras e mesas redondas, possibilitando o debate amplo entre os participantes. Ao todo, participaram 276 professores dos Núcleos Regionais de Guarapuava, Laranjeiras do Sul, Irati, União da Vitória, Pato Branco e Pitanga. A professora Eliane Schardosim, de Pato Branco, afirma que o PDE é um programa bem estruturado e necessário para a formação contínua dos professores, “É uma das formações que a gente necessita, essa interação e a busca de novos conhecimentos”.

Fonte: Coorc Unicentro

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome