Unicentro participa do 2º Seminário Estadual do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio no Paraná

0
120

Unicentro participa do 2º Seminário Estadual do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio no ParanáPublicado 9 de dezembro de 2015 | Por gciquelero

O 2º Seminário Estadual do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio, que aconteceu nos dias 26 e 27 de novembro, teve como objetivo avaliar as ações realizadas até o presente momento pelas instituições paranaenses desde a adesão do estado ao Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio, iniciativa do Ministério da Educação que teve início em 2013 para aumentar a qualidade do Ensino Médio brasileiro. Este evento contou com a participação dos formadores, supervisores e coordenadores ligados às nove universidades coordenadoras do Pacto em nível estadual: UFPR, UTFPR, UEM, UEL, UEPG, Unicentro, Unespar, Uenp e Unioeste.

Além dos grupos de trabalho, onde os formadores, supervisores e coordenadores participantes do programa, puderam realizar a avaliação das atividades do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio, a programação do seminário contou com duas mesas de debates; uma com participação do professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Gaudêncio Frigotto, sobre propostas efetivas para o ensino médio e outra onde os coordenadores gerais das nove universidades participantes e a coordenadora do Ensino Médio da Secretaria de Estado da Educação (SEED) do Paraná apresentaram a realização do programa de formação em suas áreas de abrangência, destacando os resultados alcançados.

Uma das principais ações do pacto foi a formação continuada de professores do Ensino Médio, sob a responsabilidade das universidades de cada estado. Cerca de 20 mil professores paranaenses de ensino médio em escolas públicas participaram do programa e passaram pelos cursos de formação. Segundo a professora Mônica Ribeiro da Silva, coordenadora nacional executiva do Pacto, “Essa formação tratou de melhorar a compreensão dos professores sobre e quem são os jovens, rediscutir o currículo do Ensino Médio, as áreas do conhecimento, as práticas de gestão, as práticas de avaliação, tudo isso foi conteúdo dessa formação”. Na Unicentro participaram da formação 2.352 professores de 182 escolas em 43 municípios dos Núcleos Regionais de Ensino de Guarapuava, Irati, Pitanga, União da Vitória e Laranjeiras do Sul.

A delegação da Unicentro foi composta pela professora Tania Toyomi Tominaga, coordenadora institucional do Pacto, pela supervisora Rosane Aparecida dos Anjos Paganotto, por quatro formadoras dos Núcleos Regionais de Educação, Ezilda Fátima Ribeiro (Guarapuava), Marisa Aparecida Retzlaff Milleo (Irati), Marilene Kaspchak (Pitanga) e Francielli Maltauro (União da Vitoria) e mais duas professoras cursistas e duas orientadoras de estudo.

A abertura do evento contou com as presenças do reitor e vice-reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), pró-reitores, representantes da Secretaria de Estado da Educação (SEED/PR), professora Edinéia Navarro (Unespar) representante dos coordenadores de todas as Instituições de Ensino Superior e a coordenadora nacional executiva Monica Ribeiro da Silva, professora da UFPR.

Fonte: Unicentro – Coorc

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome