Unicentro implementa projeto-piloto do programa de Moradia Estudantil

0
200

Casa fica a uma quadra do campus Cedeteg (Foto: Fagner Busmayer)

Casa fica a uma quadra do campus Cedeteg (Foto: Fagner Busmayer)

A Unicentro, desde o início do ano, tem trabalhado na consolidação das práticas já existentes e na implementação de novas ações de assistência estudantil. O objetivo é dar condições para que os estudantes com baixa renda familiar possam permanecer na graduação até a conclusão do curso. Uma dessas medidas é a moradia estudantil, que vai ser implantada a partir de um projeto piloto.
Nessa fase inicial, estão sendo ofertadas dez vagas, todas para acadêmicas do sexo feminino, matriculadas em cursos presenciais ofertados pelo campus Cedeteg. Para concorrer, as estudantes devem comprovar renda familiar menor que um salário mínimo e meio, ou incompatível com as despesas para a permanência em Guarapuava.
Segundo o professor responsável pelo Setor de Assistência Estudantil, Marcos Pelegrina, o maior critério do processo de seleção é o sócio-econômico, procurando beneficiar, assim, aqueles alunos que mais precisam. “O processo de seleção vai ser acompanhado pela assistente social, que é a profissional técnica responsável por isso. Devido a nossa legislação, é ela quem vai acompanhar, fazer praticamente toda a seleção. E a comissão de apoio estudantil vai homologar as inscrições das estudantes, depois que ela fizer toda essa avaliação”.

Dez estudantes do sexo feminino serão selecionadas para o projeto piloto de Moradia Estudantil (Foto: Fagner Busmayer)

Dez estudantes do sexo feminino serão selecionadas para o projeto piloto de Moradia Estudantil (Foto: Fagner Busmayer)

As casas vão ter gestão própria das moradoras. “As estudantes vão ter que se organizar, tudo tem que ser decidido em assembleia. A casa vai contar com várias comissões, de limpeza, de administração, vai ter uma presidente. Então, vai ser feito tudo por elas. Cabe a Universidade pagar o aluguel, água e luz”, explica Pelegrina.
As acadêmicas selecionadas irão pagar uma taxa de 25 reais, que será utilizada para a manutenção da própria casa. O dinheiro vai ser arrecado pela FAU (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Unicentro), e as meninas vão decidir o que fazer com ele em assembleias.
Giulia Banhos Rodrigues, veio de Campinas, São Paulo, para cursar Enfermagem na Unicentro. Ela conta que nesse primeiro ano de faculdade está encontrando dificuldades para se manter em Guarapuava e que, por isso, vai concorrer a uma das vagas. “Só minha mãe trabalha. Aí, ela tem que manter a casa em Campinas e outra aqui, já que eu não tenho como trabalhar porque o curso é integral”.
Ao mesmo tempo em que esse projeto-piloto está sendo implementado, o Setor de Assistência Estudantil e a Reitoria, já trabalham para a efetivação de mais vagas. Até o fim do ano, o objetivo é que as casas nos campus Santa Cruz e Irati já estejam prontas, atendendo alunos do sexo feminino e masculino.

Inscrições ficam abertas até o dia 27 desse mês (Foto: Fagner Busmayer)

Inscrições ficam abertas até o dia 27 desse mês (Foto: Fagner Busmayer)

Para o reitor, professor Aldo Nelson Bona, o projeto piloto é apenas um primeiro passo. “Já há ações de busca para ampliar o número de vagas do projeto de moradia estudantil. Estamos buscando outros espaços, estamos buscando outras alternativas. Nós queremos que isso dê certo, funcione bem”.
As estudantes interessadas em uma vaga na casa universitária devem se inscrever até o dia 27 de julho, nos protocolos das unidades da Unicentro. O resultado final será publicado no site da Unicentro em 22 de agosto.

Assista a reportagem em vídeo sobre o projeto piloto de moradia estudantil da Unicentro no nosso canal no YouTube (Unicentro WebTV): https://www.youtube.com/watch?v=qolfbCzRT-8

Fonte: Coorc Unicentro

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome