Unicentro desenvolve projeto de atividades físicas para populações especiais

0
77

Unicentro desenvolve projeto de atividades físicas para populações especiaisPublicado 2 de dezembro de 2015 | Por coorc As aulas serão ministradas no campus Cedeteg, em Guarapuava.

As aulas serão ministradas no campus Cedeteg, em Guarapuava.

Um novo projeto, direcionado para parte da comunidade que sofre com algum tipo de distúrbios metabólicos, está sendo lançado na Unicentro. Intitulado “Atividades Física para Populações Especiais”, o projeto, ligado ao Departamento de Educação Física da universidade, tem por finalidade atender e auxiliar na recuperação desses pacientes. “O objetivo desse programa é atender populações que apresentam alguma disfunção metabólica como osteoporose, diabetes, hipertensão, obesidade. São pacientes que estão em fase de acompanhamento ou na reabilitação dessas disfunções que são necessárias atendimento médico”, comenta o coordenador do projeto, professor Marcos Queiroga.

Inicialmente, as aulas serão realizadas todas segundas e quartas-feiras, das 15h30 às 18h30, com duração de uma hora por sessão. Segundo Queiroga, as aulas contarão com atividades aeróbicas e de fortalecimento muscular. “As atividades vão contar com exercícios localizados como pilates, ginástica funcional, trabalhos com corda e bola e também atividades aeróbicas, como bicicleta e também caminhada”.

O projeto, que vem sendo pensado desde 2010, conseguiu ser implantado neste ano. De acordo com Queiroga, atividades físicas são fundamentais para pessoas que sofrem com distúrbios metabólicos. “A grande maioria dos problemas metabólicos tem um agravamento a partir do sedentarismo. Nós estamos propondo que esse fator de risco seja minimizado. Melhorando a condição física, a pessoa tem mais capacidade de fazer atividades físicas no seu dia a dia, tem condições de perder peso, de melhorar o seu condicionamento neuromuscular e isso vai lhe dando autonomia para realizar outras atividades além da que nós estamos propondo aqui”.

As atividades serão ministradas por alunos do curso de educação física, sob orientação de um professor. O preparo dos acadêmicos que farão parte desse projeto começou há alguns meses. “Nós temos um grupo de estudos que já vem há três meses trabalhando conceitos, aplicações práticas a respeito de atividade física para esse tipo de população e pretendemos, a partir dos próximo anos, desenvolver nessa clínica o nosso estágio obrigatório”, ressalta.

O professor ainda destaca a importância de ter esse tipo de prática dentro das universidades, que beneficiam acadêmicos, instituição e comunidade. “Nós conseguimos fazer uma importante relação, ou seja, conseguimos aplicar o que o aluno aprende na teoria diretamente na prática. Então, da sala de aula ele sai para trabalhar aqui dentro. Para nós, além de poder fornecer para a comunidade um serviço gratuito e de qualidade, nossos alunos também vão aprender muito com isso”, finaliza.

Os interessados em participar devem ser encaminhados pela Secretaria Municipal de Saúde, Clínica Escola de Farmácia, Órtese e Prótese, Nutrição ou Fisioterapia da Unicentro. Para outras informações, o podem entrar em contato no Departamento de Educação Física da instituição pelo telefone (42) 3629-8132.

Fonte: Unicentro – Coorc

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome