Unicentro consegue aprovação de doutorado em Ciências Farmacêuticas

0
190

Unicentro consegue aprovação de doutorado em Ciências FarmacêuticasPublicado 13 de novembro de 2015 | Por coorc O curso de pós-graduação será ofertado em parceria com a UEPG.

Assim como o mestrado, o curso de pós-graduação será ofertado em parceria com a UEPG.

A Unicentro tem mais um motivo para comemorar. A partir do próximo ano, a universidade passa a ofertar o curso de doutorado em Ciências Farmacêuticas nas áreas de pesquisa de “Avaliação clínico/laboratorial de processos fisiopatológicos”, “Desenvolvimento e controle de fármacos, medicamentos e correlatos” e “Avaliação química e biológica de produtos naturais”.

De acordo com a coordenadora local do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da Unicentro, Rubiana Mainardes, essa foi uma grande conquista para o curso e para a instituição. “Eu vejo que em primeiro lugar para o curso de farmácia foi uma vitória muito grande, uma vez que a gente vai ter um curso de graduação, podendo ofertar para os alunos um curso posterior de mestrado e agora um curso de doutorado. Seria uma ampla formação dentro da área de farmácia. Para a instituição é mais um curso de doutorado, o que agrega muito valor”.

O doutorado será em conjunto com a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), mantendo a cooperação entre as duas instituições que já existe há seis anos no mestrado. Segundo Rubiana, para a primeira seleção estarão disponíveis aproximadamente 11 vagas. “De início, nessa primeira seleção serão cerca de 11 vagas. Nós já temos o programa de pós-graduação em Ciências Farmacêuticas junto com a UEPG, o curso de mestrado, agora com o curso de doutorado também mantém-se a associação ampla”.

Ainda de acordo com a professora, a instituição recebeu, no início deste ano, uma comissão da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que esteve avaliando alguns requisitos dentro da instituição. “Os requisitos para a aprovação são os requisitos comuns, baseados na produção científica docente, produção científica discente e a presença de uma infraestrutura de laboratórios que permita condições de realizar pesquisas em um nível de doutorado”, explica.

O vice-coordenador local do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da Unicentro, Najeh Maissar Khalil, ressalta que, por ser o primeiro curso de doutorado ofertado em Guarapuava e região na área da saúde, essa aprovação trará uma ampliação na esfera acadêmica da região. “Pelo que nós sabemos é o primeiro (doutorado) na área da saúde. Então, muitos profissionais, tanto na área de saúde, quanto afins, vão poder aprimorar seus estudos, obter um título de mestre e agora possivelmente um título de doutorado, que vai engrandecer muito toda essa região na parte acadêmica de inovação e de pesquisa”, disse.

Com essa aprovação, a Unicentro totaliza 20 cursos de Pós-Graduação ofertados pela universidade.

Fonte: Unicentro – Coorc

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome