Unicentro auxilia na certificação orgânica de produtores da região

0
200

Unicentro auxilia na certificação orgânica de produtores da regiãoPublicado 18 de novembro de 2015 | Por gciquelero Em novembro, quatro novas auditorias estão marcadas para produtores de Guarapuava, Pinhão e Pitanga.

Em novembro, quatro novas auditorias estão marcadas para produtores de Guarapuava, Pinhão e Pitanga.

Para ter o seu produto avaliado e vendido como orgânico, o agricultor deve solicitar a visita de uma certificadora credenciada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e também credenciada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), que é quem vai assegurar por escrito que os produtos derivados de sua lavoura obedece às normas e práticas da produção orgânica.

Nos dias 27 e 28 de outubro, no Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), em Curitiba, alunos de todos os núcleos do Programa Paranaense de Certificação de Orgânicos, participaram de um treinamento sobre a certificação orgânica. Thyron Korobinski, bolsista do Programa de Certificação, esteve representando o núcleo de Guarapuava. No total, oito bolsistas do programa do estado participaram do treinamento, que foi orientado pelos profissionais Fabio Ricardo Corrales Martins, gerente de Certificação de Produtos do Tecpar; Lisandro Gevieski, coordenador do Projeto de Certificação de Produtos Orgânicos; Maurício José Fernades, coordenador Projeto de Certificação de Produtos Orgânicos e Elisangêla Fernandes, responsável pelo controle de qualidade. O encontro teve por objetivo aperfeiçoar bolsistas e colher informações junto ao projeto, sobre experiências, além de obter um panorama sobre as atividades.

O trabalho que vem sendo desenvolvido pela equipe do Programa de Certificação da Unicentro, em auditorias e nos trabalhos com os produtores, já garantiu a certificação para 15 produtores e tem intenção de encerrar o ano com 19 certificados.

Em novembro, quatro novas auditorias estão marcadas para produtores de Guarapuava, Pinhão e Pitanga. Os produtores que tiverem interesse em garantir a certificação orgânica, devem entrar em contato pelo telefone (42) 3629-8352 ou pelo e-mail: ppcpounicentro@gmail.com. Quem preferir, também pode ir diretamente ao Campus Cedeteg, na sala anexa ao auditório.

Fonte: Unicentro – Coorc

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome