União de esforços possibilita a revitalização do estúdio de rádio da Unicentro

0
67

União de esforços possibilita a revitalização do estúdio de rádio da UnicentroPublicado 21 de dezembro de 2016 | Por ariane

Os professores Aldo Nelson Bona e Maria Aparecida Knüppel observam as mudanças no estúdio de rádio (Foto: Giovani Ciquelero)

O estúdio de rádio da Unicentro é compartilhado. Nele são desenvolvidas atividades pedagógicas por professores e alunos dos cursos de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda e, também, materiais de comunicação institucional, como os boletins informativos exibidos de segunda a sexta-feira pela Unicentro Entre Rios F-M. Com isso, a Universidade consegue otimizar espaços e também equipamentos. Esse mesmo espírito de cooperação permitiu que o estúdio fosse revitalizado.
Num esforço conjunto – em que se envolveram Reitoria, Direção do Campus Santa Cruz, Coordenadoria de Comunicação e Departamento de Comunicação Social -, foi possível melhorar a qualidade das gravações e atender necessidades pedagógicas. “Havia uma demanda dos professores das disciplinas de rádio para que o administrativo da Unicentro F-M saísse do estúdio, e a Coordenadoria de Comunicação entendeu a necessidade e fez a mudança. Com isso, foi possível uma outra transformação, digamos assim. Várias divisórias foram derrubadas, ampliando o espaço destinado às atividades pedagógicas, dando ao estúdio uma cara de redação de rádio mesmo”, salienta a diretora de Imprensa da Universidade e professora do Departamento de Comunicação, Ariane Pereira.
E as mudanças não pararam por aí… Para que a redação fosse implantada, foram instaladas bancadas e os computadores passaram por processos de formatação. A ilha de edição também foi trocada e ficou mais rápida, graças à doação de um equipamento novo pelo Nead, que é o Núcleo de Educação à Distância da Unicentro. Também foi repassado pelo Nead e instalado pela Direção de Campus um revestimento específico e não-tóxico para as paredes do estúdio de gravação, chamado de sonex. Por fim, a reitoria buscou recursos para a aquisição de microfones com mais potência e qualidade.
O resultado de tudo isso é mais nitidez no áudio das produções acadêmicas e da Coordenaria de Comunicação Social. “O espaço ficou maravilhoso, com uma acústica perfeita”, notou a diretora de Educação à Distância da Universidade, em visita ao estúdio, professora Maria Aparecida Crissi Knüippel. “Não há como você trabalhar isoladamente. Todos os setores da instituição, eles precisam convergir as parcerias para que se efetivem os projetos que temos em termos de pesquisa, de ensino e de extensão. Com o Núcleo de Educação à Distância não é diferente. Não tem como, isoladamente, nós tentarmos desenvolver nenhum projeto, não tem como acontecer na universidade. E quanto mais nós nos unirmos e pensarmos essas formas, mais os nossos alunos, que são os nossos principais agentes nesse processo, serão beneficiados”.

O estúdio de rádio é compartilhado para produções institucionais e atividades acadêmicas dos cursos de Jornalismo e Publicidade (Foto: Giovani Ciquelero)

A cooperação e a colaboração entre os diversos setores da instituição – do pedagógico ao administrativo – são, segundo o reitor da Unicentro, professor Aldo Nelson Bona, a saída para que a universidade possa enfrentar esse prolongado momento de crise, econômica e política, por que passam, já há alguns anos com agravamento nos últimos dois, as instituições de ensino superior. “Este é o principal desafio que temos lançado aos diversos setores institucionais – a perspectiva de que, cada vez mais, nós precisamos encontrar formas e mecanismos de trabalhar em regime de colaboração e de cooperação. E, aliás, é essa dinâmica institucional que tem possibilitado à nossa Universidade alguns avanços mesmo num cenário de tantas dificuldades”.
Para Aldo, as melhorias estruturais no estúdio de rádio são positivas, sobretudo nesse momento. Mas as necessidades de mudança são mais abrangentes. “O estúdio aqui, revitalizado, permite um contato melhor com a realidade de uma rádio na questão de gravação, mas propriamente a operação cotidiana de uma rádio, o nosso sonho é que nós possamos trazer o nosso estúdio de transmissão da Unicentro FM para aqui, pra dentro do campus Santa Cruz e, assim, possibilitar uma aproximação maior ainda do nosso curso de Jornalismo e dos demais cursos da instituição com o funcionamento da Rádio Unicentro Entre Rios FM”.

Postado em noticias, Sem categoriaFonte: Unicentro

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome