Superação é tema de aula inaugural do Pré-Vestibular Unicentro

0
113

Aula inaugural do curso Pré-Vestibular da Unicentro.

Aula inaugural do curso Pré-Vestibular da Unicentro.

Uma das portas de entrada para a universidade é o vestibular. Tentar tornar esse momento menos assustador e fazer com que os alunos entrem em contato com a vida acadêmica antes mesmo de ingressarem no ensino superior é um dos papéis do Pré-Vestibular Unicentro, ofertado há seis anos pela instituição.

“O cursinho é uma excelente contrapartida da universidade para a comunidade da região, na medida em que atende alunos oriundos da rede pública, do ensino médio e que vêem na instituição, antes mesmo de entrar nela, um suporte e um apoio que é fundamental”, avaliou o chefe de Gabinete da Unicentro, Marcio Fernandes

A cada ano, o pré-vestibular oferece 100 vagas para egressos ou alunos de escolas públicas de Guarapuava e das cidades da região. Isabela Neses é uma das alunas da turma 2016. Ela quer cursar Ciências Biológicas na Unicentro porque reconhece a importância que a universidade tem para a região ao promover seu desenvolvimento. Hoje, enquanto estuda para ser aprovada no próximo vestibular, ela já faz planos para os anos que passar na Unicentro como acadêmica. “Eu quero contribuir para a universidade. Eu quero escrever artigos. Ser professora. Estar inserida na universidade. Fazer cursinho aqui, já faz com que já me sinta parte dela, mesmo ainda não sendo aluna”.

O cursinho pré-vestibular da Unicentro já atendeu mais de novecentos alunos. Nos cinco anos anteriores, a média de aprovação no vestibular da Universidade e de outras instituições públicas foi superior a 50%. Para esse ano, a meta é tornar esse número ainda mais expressivo. “Nós acreditamos que, a partir do momento que a gente atinge esse índice, há aquela propaganda do corpo a corpo. Nós pretendemos que esse aluno que está distante da universidade venha e encontre aqui esse suporte e esse apoio”, explicou a pró-reitora de Extensão e Cultura, Elaine Maria dos Santos.

Para ajudar os alunos a se manterem motivados, estudando sempre mais para garantir a aprovação, o pré-vestibular realizou, na última semana, a Aula Inaugural 2016. O convidado foi Marcelo Guilherme, presidente da ONG em Ação, de Curitiba. Marcelo contou aos alunos sua “história de superação”, tema da palestra, e lembrou que se ele conseguiu crescer e vencer, eles também poderiam, desde que se responsabilizassem pelas próprias vidas, acreditassem no próprio potencial e investissem neles mesmos.

“Agora é a hora de unir os alunos cada vez mais e apresentar um pouco da universidade. Hoje, nós temos a presença da Reitoria, de órgãos de todos os campus e, assim, é uma forma de integrar esses alunos com a universidade e fazer com que eles se sintam motivados a estudar, a prestar o vestibular, a lutar pelo sonho do curso superior”, avaliou Luiz Felipe de Lima, aluno da Unicentro e professor do pré-vestibular.

Fonte: Coorc Unicentro

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome