Semana de Enfermagem movimenta o campus Cedeteg

0
239

Semana de Enfermagem movimenta o campus CedetegPublicado 17 de dezembro de 2015 | Por djesse Solenidade de abertura ocorreu na última quarta-feira, 16.

Solenidade de abertura ocorreu na última quarta-feira, 16.

Entre os dias 16 e 18 de dezembro, o Departamento de Enfermagem da Unicentro, realiza a 15ª Semana de Integração de Enfermagem, com o objetivo de discutir o tema “Perspectivas da Enfermagem na Atenção Primária à Saúde”.
De acordo com a coordenadora do evento, Maria Emília Marcondes Barbosa, a semana de estudos é voltada a esse tema por entender-se que a saúde coletiva é uma grande demanda de serviço para o enfermeiro e tem muito a ensinar. “É um momento importante para evidenciar a importância do ensino e também da extensão”, afirma.
Nesta edição, o evento conta com 154 inscritos, entre professores, acadêmicos e profissionais da área de Enfermagem. Simultaneamente, estão sendo realizados o 11º Seminário de Pesquisa e 9º Seminário de Extensão, o que promoveu uma programação com palestras e minicursos que abordam questões como urgência e emergência na atenção básica, saúde mental e vigilância em saúde.
Segundo Maria Emília, neste ano os participantes terão uma novidade na programação do evento. “Promovemos uma atividade chamada Túnel do Tempo, onde mostramos todos os formandos da Unicentro, desde a primeira turma de Enfermagem até a última. Além disso, os acadêmicos do primeiro ano visitaram todas as Unidades Básicas de Saúde do município e conversaram com os enfermeiros egressos para conhecer como a profissão está inserida no mercado de trabalho”, conta.
A Semana de Integração é importante para os acadêmicos do curso não só por abordar temas relevantes à formação, mas também por ser o momento de apresentação dos trabalhos de conclusão de curso, dos acadêmicos do quinto ano. Além da apresentação dos trabalhos de conclusão de curso (TCCs), os recém-doutores em enfermagem também têm a oportunidade de apresentarem suas teses e os demais acadêmicos do curso, de divulgar os trabalhos de pesquisa que estão desenvolvendo durante a graduação.
Neste ano, 47 trabalhos foram inscritos. Um deles foi desenvolvido pelo acadêmico Emanuel Victor Nascimento, que está no quarto ano da graduação. “Minha apresentação é um relato de experiência de um estágio desenvolvido na UTI Neonatal, sobre as complicações da questão de medicamentos com os bebês e que tem que ter um cuidado especial”, explica. Para o acadêmico, o evento é uma oportunidade para agregar ainda mais conhecimento à formação. “É uma oportunidade de, além de produzir conhecimento, poder compartilhá-lo com o restante do meio acadêmico. Eu acho que essa é a parte mais importante”, finaliza.

Fonte: Unicentro – Coorc

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome