Professores e estudantes da Unicentro participam de evento de climatologia geográfica

0
3


Professores e estudantes da Unicentro participam de evento de climatologia geográfica

Professores e estudantes da Unicentro participam de evento de climatologia geográfica

Ampliação de conhecimentos e trocas de experiências com profissionais de diversos lugares do Brasil e, também, de outros países. Esses foram alguns dos resultados obtidos pelo professor Aparecido Andrade e por estudantes vinculados ao Departamento e ao programa de Pós-Graduação em Geografia da Unicentro com a participação no Simpósio Brasileiro de Climatologia Geográfica. O evento, de acordo com o professor Aparecido, tinha como objetivo discutir, analisar e divulgar trabalhos de pesquisa em Climatologia. 

É o maior evento da climatologia da área de Geografia que existe no Brasil. Ele ocorre a cada dois anos. Essa foi a 13. edição dele e ocorreu em Juiz de Fora, Minas Gerais. Participam os principais pesquisadores da área de climatologia. Já faz alguns anos que também estão trazendo para esse evento pesquisadores de outros países. Nessa edição, tivemos palestrantes e participantes do México, da Espanha e da França”, explica o docente.

O tema central desse ano foi “A Climatologia Geográfica Brasileira: o ensino, os métodos, as técnicas e os desafios para o século XXI”. Por isso, de acordo com o professor Aparecido, proporcionou a interação de profissionais e pesquisadores com diversos níveis de formação. “Vários pesquisadores, em diversos níveis, tanto graduação como da pós-graduação, como profissionais da área do ensino básico e ensino superior participam desse evento trazendo as novidades, não só do Brasil, mas do mundo todo. Os eixos centrais, que estão definidos para o evento, são bastante heterogêneos, pesquisando ou trabalhando pesquisas de todas as áreas dentro da climatologia geográfica”, discorre.

A participação do grupo da Unicentro no evento foi possibilitada pelo apoio da universidade, através de recursos para o deslocamento até o simpósio. Participação que rendeu bons frutos. “Nós tivemos dois resultados para nós aqui únicos. Uma aluna de graduação foi premiada como um dos melhores trabalhos dentro do evento, inclusive o trabalho dela foi selecionado para ser publicado numa revista B1, tendo sido selecionado dentro de quase 500 trabalhos publicados no evento nacional. E dois alunos de pós-graduação, um doutorando conseguiu um contato muito bom no sentido de troca de metodologia e um mestrando conseguiu um contato lá para troca de material”, conta Aparecido. 

Outro resultado positivo foi a oportunidade de apresentar a candidatura da Unicentro para sediar o evento em 2022. “Nós submetemos nosso nome para organizar junto a Associação Brasileira de Climatologia”.



Fonte

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome