Professora do Departamento de Nutrição apresenta pesquisa premiada na Holanda

0
134

Professora Priscila apresenta pesquisa na sede da Danone, na Holanda (Foto: arquivo pessoal)

Professora Priscila apresenta pesquisa na sede da Danone, na Holanda (Foto: arquivo pessoal)

No ano passado, o nome da Unicentro se destacou internacionalmente por meio do sucesso da pesquisa “Suplementação de prebiótico na prevenção de manifestações alérgicas em lactentes”, desenvolvida pela professora Priscilla Negrão de Moura, do Departamento de Nutrição. A pesquisa foi vencedora do prêmio “Ciência nos primeiros 1000 dias”, organizado pela multinacional Danone, que tinha como objetivo incentivar o desenvolvimento de pesquisas científicas com temas relacionados aos dois primeiros anos de vida dos bebês, incluindo a gestação
Parte da premiação foi uma viagem a cidade de Utrecht, na Holanda, onde fica a sede de pesquisas da Danone, realizada no final do mês de maio desse ano. Lá, de acordo com a professora Priscilla, ela e outras duas pesquisadoras, que também foram premiadas, apresentaram novamente as pesquisas desenvolvidas. “Pudemos conhecer a maneira com que as pesquisas são tratadas. Vimos que, na cultura deles, é muito comum que a universidade e as indústrias trabalhem juntas. Essa forma diferente de lidar com a pesquisa é um incentivo bem maior e rende mais benefícios financeiros aos pesquisadores”, contou.
Priscilla ainda destacou que a viagem foi importante para o crescimento pessoal e profissional e, também, uma oportunidade para levar o nome da Unicentro. “O benefício disso é abrir portas não só pra mim, mas para o local onde eu trabalho. A Universidade de Utrecht é uma universidade que tem pós-doutorado e que tem convênio com universidades brasileiras. Então, foi interessante que eu, sendo uma professora da Unicentro, pudesse apresentar uma pesquisa que foi premiada por eles e trocar informações”.
O sucesso da pesquisa, agora já finalizada, continua trazendo resultados positivos para a pesquisadora. A professora conta que, após o prêmio, surgiram vários convites para palestras. Um deles, veio do Instituto Girassol, para um evento, em agosto, que vai reunir diversos médicos pediatras. Além disso, ela escreveu um capítulo de livro em conjunto com autores renomados na área de alergia. “Depois desse prêmio, e de uma pesquisa robusta e muito difícil, estou colhendo os frutos, recebendo convites e aproveitando para divulgar tanto a minha pesquisa e a minha capacidade como pesquisadora e professora, quanto para divulgar a cidade que eu vivo e a universidade da qual eu tenho orgulho de participar, fazer parte”.

Priscila entre as outras duas pesquisadoras premiadas pela Danone (Foto: arquivo pessoal)

Priscila entre as outras duas pesquisadoras premiadas pela Danone (Foto: arquivo pessoal)

Sobre a pesquisa “Suplementação de prebiótico na prevenção de manifestações alérgicas em lactentes”
A pesquisa inscrita no prêmio ‘Ciência nos primeiros 1000 dias’, organizado pela Danone, é parte da tese de doutorado da professora Priscilla Negrão de Moura. A intenção do trabalho era verificar o efeito da suplementação alimentar com Frutooligossacarídeos (FOS) na redução de manifestações alérgicas em crianças com antecedentes familiares de alergia.
De acordo com a professora, foram acompanhados 115 bebês e suas mães. Por meio da coleta de sangue e de um questionário clínico realizados em duas etapas do desenvolvimento dos pequenos, foi possível confirmar a hipótese inicial da pesquisa. “A nossa hipótese foi confirmada. Os filhos de mães alérgicas provavelmente teriam alergias, mas que, se tomassem frutsoligossacarídeo, teriam menos manifestações alérgicas do que aqueles que tomaram placebo. Isso foi identificado na pesquisa, na hora da análise dos dados”, explicou Priscilla.
De acordo com a professora, a pesquisa deve trazer muitos benefícios para a população, tendo em vista que, “é nessa fase que se considera, na comunidade científica, a janela de oportunidades. Qualquer intervenção na saúde dessa criança que se faça nessa fase, será, justamente, o beneficio que ela levará para o futuro”.

Fonte: Coorc Unicentro

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome