Professor de Comunicação representa Abruem em debate internacional sobre o futuro da Educação Superior

0
4


Professor de Comunicação representa Abruem em debate internacional sobre o futuro da Educação Superior

Professor de Comunicação representa Abruem em debate internacional sobre o futuro da Educação Superior

O jornalista e professor Marcio Fernandes, do Departamento de Comunicação Social da Unicentro, participa nesta semana do IX Encuentro de RedES/Consejos de Rectores de América Latina y en Caribe, em Lima (Peru), representando a Associação Brasileira de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem). Do encontro – que tem início hoje (13) e termina na próxima sexta-feira (15), e reunirá lideranças universitárias de pelo menos 40 países – deverá resultar a versão final do Plano de Trabalho da Conferência Regional de Educação Superior (Cres), realizada em junho de 2018, na cidade argentina de Córdoba, com a participação de cerca de 7 mil congressistas.

O Plano de Trabalho, com validade até 2028, vai apresentar propostas para aspectos como o acesso e a permanência na Educação Superior, mobilidade estudantil internacional e incremento da presença universitária na sociedade. “Este Encontro se configura como um espaço idôneo para a interação e diálogo sobre temas da Educação Superior com os representantes institucionais”, explica Pedro Henríquez Guajardo, diretor-geral do Instituto Internacional para a Educação Superior na América Latina e no Caribe (Iesalc), órgão da Unesco/ONU e um dos promotores de CRES.

Essa é a segunda vez que Marcio é convidado pela Abruem para representar a entidade. A anterior foi em dezembro passado, também em Córdoba. “As discussões em Lima serão fundamentais no sentido de, por exemplo, reiterarmos a defesa da Educação Superior como um direito humano fundamental, um bem público e um dever do Estado – e não uma mercadoria, como alguns desejam”, pondera Marcio, que esteve na CRES, convidado para ministrar palestra sobre Comunicação Pública.

Marcio tem participado destes fóruns latinos e caribenhos desde 2017, a exemplo do reitor da Unicentro, professor Aldo Nelson Bona, que igualmente participou da Cres na condição de presidente da Abruem para o período 2016-2018. Aldo atua ainda como membro do Conselho de Administração do Iesalc, tendo sido empossado no ano passado.



Fonte

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome