PET Engenharias lança projeto Ecobituqueiras no campus Irati

0
118

O Programa de Educação Tutorial, o PET Engenharias do campus Irati da Unicentro deu início, na última semana, ao projeto Ecobituqueiras com a instalação de 15 dispensadores de bitucas de cigarro, construídas em parceria com o Setor de Manutenção do campus e com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). O objetivo é claro: dar uma destinação correta a esses resíduos e, assim, minimizar os impactos no meio ambiente.

Instalação das ecobituqueiras contou com apoio do Senac (Foto: Coorc)

Instalação das ecobituqueiras contou com apoio do Senac (Foto: Coorc)

A integrante do PET Engenharias, Heloisa Pontarolo explica que a proposta já vem sendo desenvolvida há algum tempo e que, agora, foi possível a construção das bituqueiras. Nesta fase inicial, foi colocado um dispensador em cada um dos blocos e outras em pontos mais estratégicos do campus, como o Restaurante Universitário e Prédio Principal, locais com maior aglomeração de pessoas.
“É uma ideia antiga nossa e que já está difundida em outras instituições de ensino, principalmente, universidades. Percebemos que aqui no campus tem muito fumante e que essas bitucas estavam sendo jogadas de forma incorreta. Resolvemos construir essas ecobituqueiras com cano PVC para espalhar em todo o campus e assim não ter nenhuma desculpa de jogar a bituca no chão”, defendeu Heloisa.
O Senac contribuiu com os materiais para a construção das bituqueiras e, principalmente, para a conscientização dos fumantes durante o lançamento do projeto. A enfermeira Rosana Sikora considera essencial o contato com os acadêmicos, tendo em vista, a possibilidade de trabalhar a conscientização junto ao público jovem, que representa grande parte da população fumante.
“É um projeto importante na questão da saúde, nossa saúde como pessoa, e também na saúde do nosso ambiente. É bem interessante trabalhar essa conscientização de que há um lugar certo para jogar as bitucas, porque isso traz um malefício também para o nosso meio ambiente”, afirmou a enfermeira.

Fonte: Coorc Unicentro

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome