Pesquisador chileno fala sobre a importância do mediador escolar na literatura

0
291

A conferência de Felipe Munita abriu o Seminário Internacional Ensino de Língua e Literatura.

A conferência de Felipe Munita abriu o Seminário Internacional Ensino de Língua e Literatura.

Na noite de ontem, terça-feira (16), o campus Santa Cruz da Unicentro, em Guarapuava, recebeu a visita do pesquisador chileno Felipe Munita que abriu o Seminário Internacional de Ensino de Língua e Literatura. Na conferência com o tema “El mediador escolar de lectura literaria”, Munita buscou elucidar a importância do mediador escolar na formação de leitores e atraiu alunos de graduação e mestrado, além de professores universitários e da educação básica, que lotaram a sala de eventos do campus.

Munita explicou que o mediador pode ser qualquer indivíduo ou ator socioeducativo que age entre a promoção da leitura e a didática da leitura em si. “Mediadores podem ser professores, bibliotecários ou até amigos que despertem em alguém o desejo de ler e criar hábitos de leitura”.

Mestre em literatura infantil e juvenil e em promoção da leitura, Felipe também é doutor em Didática da Língua e Literatura e acredita no mediador escolar como um conciliador, um guia entre os jovens e a literatura. “Há a necessidade de construir pontes entre os jovens e o livros, esse é o papel do mediador escolar. A formação de leitores não passa somente pelo acesso ao livro, é muito mais complexo que isso, é construir condições favoráveis para os que não tiveram possibilidade de desfrutar e participar do mundo da leitura”.

O organizador do evento e professor do Departamento de Letras, Cláudio Mello, comemorou o sucesso do seminário e a vinda do pesquisador chileno. “É um evento que marca, por abordar um tema que vem despertando há bastante tempo a necessidade de discussões mais aprofundadas. O objetivo é criar um fórum de debates, tanto com os professores do departamento, como com o professores da educação básica e fundamental, além de alunos de graduação e mestrado”.

O Seminário Internacional de Ensino de Língua e Literatura segue até esta quarta, com a realização de mesas redondas sobre o ensino da língua portuguesa e de literaturas do idioma. Confira a programação completa no site do evento.

Postado em noticiasFonte: Coorc Unicentro

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome