Pesquisa desenvolvida na Unicentro é ganhadora do Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia

0
95

Pesquisa desenvolvida na Unicentro é ganhadora do Seminário Nacional de História da Ciência e da TecnologiaPublicado 26 de dezembro de 2016 | Por ariane

Participar da Universidade é desenvolver atividades para além da sala de aula. Uma das formas de vivenciar as possibilidades ofertadas pela Unicentro é participando de projetos de pesquisa coordenados por professores-pesquisadores da instituição. Foi o que fez a acadêmica do curso de História, Aline Teodoro dos Santos, nos últimos anos. Com a orientação da professora Luciana Fornazari Klanovcz, também do Departamento de História, ela estudou a participação e a visibilidade da mulher cientista nas publicações de divulgação de ciência e tecnologia, tomando como corpus as edições publicadas entre os anos 1990 e 2010 da revista Ciência Hoje.
Os resultados da pesquisa foram apresentados durante o 15º Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia (SBHC), realizado em Florianópolis, Santa Catarina. A qualidade do trabalho foi reconhecida e ele foi considerado o melhor da categoria “Pôster de Iniciação Científica”, sendo premiado. “A gente trabalhou muito durante dois anos nessa pesquisa. Então, foi um reconhecimento que – mesmo eu, sinceramente, não esperando, foi uma surpresa quando chegou essa notícia – foi recompensador”, comemorou Aline.
A pesquisa desenvolvida por Aline faz parte de um projeto maior da professora Luciana, com apoio do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), por meio do Laboratório de História Ambiental (LHAG), que tem como proposta o estudo da participação das mulheres na ciência brasileira. “A ideia do projeto é fazer uma pesquisa histórica sobre a visibilidade das mulheres cientistas nas revistas de banca. Então, nossa pergunta de pesquisa é de que forma essas mulheres tinham visibilidade nessas revistas, se existia essa visibilidade”, contou Luciana.

Postado em noticiasFonte: Unicentro

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome