Franz Jaster 2015: Unicentro e Agrária divulgam finalistas

0
74

Franz Jaster 2015: Unicentro e Agrária divulgam finalistasPublicado 13 de novembro de 2015 | Por coorc

Nessa edição, número de inscrições foi recorde. 37 trabalhos concorreram nas quatro categorias

A cerimônia de premiação será no dia 17 de novembro, no Centro Cultural Jordãozinho, na colônia Jordãozinho, em Entre Rios.

A cerimônia de premiação será no dia 17 de novembro, no Centro Cultural Jordãozinho, na colônia Jordãozinho, em Entre Rios.

A excelência em cereais de inverno, tema do WinterShow, é também a temática central do Prêmio Franz Jaster de Comunicação, que em sua terceira edição vai premiar os melhores trabalhos jornalísticos publicados em quatro categorias: fotografia; jornalismo impresso ou online; radiojornalismo; e material televisivo.

A premiação tem dois objetivos. O primeiro deles é valorizar o trabalho de pesquisa e do pesquisador, representado por Franz Jaster, um dos primeiros pesquisadores da Fapa. O outro é chamar a atenção da mídia para o fato de que o maior evento de cereais de inverno do país, o WinterShow, é realizado em Guarapuava.

Nesse ano, foram 37 trabalhos inscritos – maior volume de submissões desde a primeira edição do Prêmio Franz Jaster. Em 2013 foram 17 trabalhos e, no passado o número de inscritos ficou em 23. Os trabalhos finalistas foram definidos após avaliação de todos os inscritos por um júri técnico formado por quatro docentes da Unicentro – dois da área de Agronomia, os professores Marcelo Cruz Mendes e Liliam Yamamoto, que avaliaram a correção das informações técnicas contidas nas reportagens; e dois do curso de Jornalismo, Marcio Fernandes e Ariane Pereira, que observaram os méritos informativos das peças em suas especificidades. Cada um dos jurados atribuiu, individualmente, uma nota de 0,0 (zero) a 10,0 (dez) e, posteriormente, foi feita a média aritmética das quatro notas.

A categoria Fotografia teve 24 trabalhos inscritos e seus finalistas são: Bárbara de Oliveira Miranda, do Site da Acig, com a fotografia “O verde do trigo”; Elizabeth Machado, da Revista Visual Guarapuava, com a imagem “WinterShow o compartilhamento da excelência em cereais de inverno”; Eliziane Dalenogari, fotógrafa da Rede Sul de Notícias, com “WinterShow 2015: os drones estão chegando”; Manoel Godoy, da Revista do Produtor Rural, com a imagem “Dinâmica de Máquinas”; e Rodrigo Disney, do Fatos Online, com “Trigo”.

Dez foram os trabalhos concorrentes na categoria Jornalismo impresso ou online, que como finalistas os seguintes trabalhos: Andréa Alves, pelo Fatos Online, com a reportagem “Especial WinterShow 2015 – Agronegócio está na contramão da crise econômica”; Carlos Guimarães Filho, com a reportagem “Em meio a ‘quebradeira’, WinterShow aposta em pesquisa para garantir qualidade, da Gazeta do Povo”; Elizabete Machado, da Revista Visual de Guarapuava, com a reportagem “WinterShow e o compartilhamento da excelência em cereais de inverno”; Igor Castanho, repórter da Gazeta do Povo, com “Viabilidade no plantio de inverno exige excelência, mostra WinterShow”; Luciana de Queiroga Bren, com a reportagem “WinterShow contribui para o desenvolvimento regional”, publicada pela Revista do Produtor Rural.

Na categoria Radiojornalismo são dois os trabalhos finalistas: “Agricultura de Precisão” e “Tendências”, ambas reportagens de Luãn Chagas, exibidas pela Rádio Cultura.

Já a categoria Material Televisivo tem como finalista a reportagem “O Wintershow e o desenvolvimento da agricultura”, de Tais Nichele, publicada pela Rede Sul de Notícias.

A cerimônia de premiação será na próxima terça-feira, 17 de novembro, às 19h, no Centro Cultural Jordãozinho, na colônia Jordãozinho, em Entre Rios.

Fonte: Unicentro – Coorc

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome