É-Paraná cede acervo musical histórico para Unicentro FM

0
53

Sérgio Kobayashi e Clérber Trindade assinam termo de coooperação (Foto: Márcio Nei)

Sérgio Kobayashi e Clérber Trindade assinam termo de cooperação (Foto: Márcio Nei)

A Fundação Pioneira de Radiodifusão Educativa do Paraná (Unicentro FM) a Rádio e Televisão Educativa do Paraná (ÉParaná) firmaram, na manha da última quarta-feira (29), uma parceria para cessão da coletênea musical da segunda para a primeira. O acervo, tombado pelo Patrimônio Histórico do Paraná, conta com mais de 48 mil músicas e programas reunidos pela É-Paraná ao longo de 60 anos de história.
As duas instituições tem em comum o fato de prezar por programações culturais e educativas. O diretor-presidente da É-Paraná, Sérgio Kobayashi, ressaltou a importância da assinatura do acordo e da iniciativa da Unicentro. “A vontade, na verdade, da Unicentro e da É-Paraná é de que isso se consolide e é essa a razão de nós assinarmos oficialmente o documento. São acervos públicos. Portanto, eles estão disponíveis de modo muito natural, o interessante é que vocês se interessaram em de fato usar esse conteúdo, que é do estado, é do Paraná e que, as vezes, é pouco conhecido. Um processo de natureza cultural e de radiodifusão, voltado para o bem público”.
Sérgio também revelou a expectativa de que esse acordo, pioneiro para É-Paraná, com uma universidade se amplie em larga escala. “Esperamos que isso se expanda, que esse exemplo aqui de Guarapuava, da Unicentro, se estabeleça para mais universidades públicas e demais universidades públicas do Brasil, não só do Paraná”.

Convênio cede acervo ds É-Paraná para Unicentro FM (Foto: Márcio Nei)

Convênio cede acervo ds É-Paraná para Unicentro FM (Foto: Márcio Nei)

Com mais de meio século de patrimônio cultural, o acervo, que foi sendo construído por meio de doações, é classificado com um dos mais importantes do país. “O mais interessante dele é que, independentemente da quantidade, é a questão da qualidade a partir da diversidade de todo esse acervo. Ele é dividido em várias categorias, tem a parte da música popular brasileira contemporânea, a tradicional e a do início do século XX, com serestas, choros, orquestras. Além do acervo de compositores e interpretes paranaenses”, detalhou o diretor da rádio É-Paraná, José de Melo.
O diretor administrativo da rádio Unicentro Entre Rios FM, Cleber Trindade Barbosa, destacou a relevância da parceria para a emissora, que é, por natureza, educativa. “A importância dessa parceria para a Unicentro Entre Rios FM é pelo fato de que nós estamos recebendo da É-Paraná um acervo rico, organizado, catalogado e isso vai melhorar muito a qualidade da nossa programação. Vem a corroborar nossa razão de existência e vem também melhorar nossas condições de atendimento da população e dos nossos ouvintes”.
Após a assinatura do termo, Kobayashi ministrou uma palestra para os acadêmicos dos cursos ligados ao Departamento de Comunicação Social – Jornalismo e Publicidade e Propaganda – sobre o sinal digital. Foram abordados desde os aspectos gerais do sistema até a sua implantação no Brasil, principalmente na É-Paraná, que será a segunda emissora pública de televisão do país a efetivar a transição do sinal analógico para o digital.

Fonte: Coorc Unicentro

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome