Bibliotecas da Unicentro voltam a atender presencialmente

0
3


As bibliotecas da Unicentro, que estavam com horário de atendimento diferenciado em virtude da pandemia de coronavírus, retornaram com as atividades presenciais. Agora, os usuários podem circular pelos corredores e consultar o acervo disponível nas prateleiras. No Cedeteg e no Santa Cruz, o atendimento é realizado em dois turnos – pela manhã, das 8 horas ao meio-dia; e a tarde, entre 13h e 17 h. Já no campus Irati, o horário de atendimento diário é das 8h30 às 11h.

O retorno dos atendimentos, como explica o diretor-geral da biblioteca, Fabiano Jucá, foi feito de forma progressiva. “Depois que a cidade saiu da bandeira laranja e foi para a amarela, nós fomos liberando o acesso aos poucos, à medida que os números de casos ativos na cidade diminuíram. Quando caiu para menos de 1000 casos ativos, nós reabrimos, de fato, a biblioteca para o público, para atendimento não somente via guichê, mas também no local, no espaço de circulação, atendimento e acervo”.

De acordo com Fabiano, o limite de pessoas, simultaneamente, dentro da biblioteca, por enquanto, é de cinco pessoas. Os usuários podem circular normalmente pelo espaço e, inclusive, estudar no local. Porém, precisam seguir todos os protocolos de segurança. “O uso de máscara é obrigatório. Temos também dispensers de álcool gel na entrada das bibliotecas e a gente tem procurado evitar que as pessoas fiquem muito próximas nas mesas. Até o momento, em função do fluxo pequeno, nós não sentimos a necessidade de fazer agendamento para que eles estudem lá dentro”. 

Fabiano ainda lembra que a devolução dos livros – tanto os emprestados a partir de agora, quanto o acervo que já estava com os usuários das bibliotecas – também já foi retomada. “Inclusive, todo o material que ainda está emprestado desde o início da pandemia, lá em março de 2020, pode ser devolvido sem cobrança de multa” reforça.



Fonte

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome