Arraiá da Uati promove integração entre gerações no campus de Irati

0
149

arraiá uati 03

Uatianas preparam bolos, tortas e doces com todo carinho (Foto: Marina Lukavy)

Quadrilha, quentão e comidas típicas são os ingredientes fundamentais para uma boa festa junina. E o Arraiá da Uati (Universidade Aberta para a Terceira Idade) contribui para que esta tradição se mantenha viva dentro do campus Irati da Unicentro.
A integrante da Uati, Marlene Stein lembra que a festa é realizada há 18 anos, desde que o projeto foi criado. “Essas festas juninas sempre foram feitas, menos nos dois últimos anos que foi impossível realizar. Até os estudantes acharam falta e, então, resolvemos promover novamente com bastante serviço, porque todas as uatianas colaboram e trazem os pratos feitos de casa”.
Para o coordenador da Uati, professor Cláudio Suzuki, a realização de eventos como o Arraiá faz com que os idosos saiam das suas atividades rotineiras dentro do programa. “Muito do propósito delas estarem aqui não é para frequentarem de forma isolada as oficinas todas as semanas, mas se sentirem integradas no meio universitário. Isso faz muito bem para elas, e nós vemos essa animação delas na organização, em todo o preparo e no carinho que elas têm para com os acadêmicos”.

Acadêmicos também se divertiram junto com os idosos (Foto: Marina Lukavy)

Acadêmicos também se divertiram junto com os idosos (Foto: Marina Lukavy)

E essa integração pode ser vista durante a quadrilha, quando o professor Suzuki convidou acadêmicos que assistiam a dança para participar. “Inicialmente, elas estavam até meio tímidas com a ideia de trazer todo mundo para o meio do salão, mas observamos, principalmente, os acadêmicos batendo perna, com aquela vontade de entrar e fazer parte. Então, na hora, chamamos todo mundo para a quadrilha. Percebemos a oportunidade de trazer essa interação para o meio físico também”.
Outra contribuição do Arraiá é a venda dos bolos, doces e tortas. Toda a renda obtida durante a festa ajuda a custear os passeios e viagens que o grupo realiza ao longo do ano. Suzuki ressalta que são os integrantes da Uati que arcam com todas as despesas de transporte e hospedagem. “Essa venda ajuda a custear a passagem de ônibus e outras despesas, e contribui para que mais pessoas possam participar dessas viagens”, conclui.

Fonte: Coorc Unicentro

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome